Formada em Artes Visuais pela UFRGS e nascida em Porto Alegre, em 1992, é filha de uma maranhense e um paulista, filho de alemães e carrega, dessa miscigenação, uma carga de referências culturais, histórias, contos, costumes e visões que permeiam o imaginário de criação da artista. Muitos de seus trabalhos carregam a ideia de híbridos, seres ficcionais com arranjos da fauna e da flora, do homem com o animal e trazem consigo diferentes símbolos e histórias, combinações de figuras que abrem caminhos à criação de significados poéticos e à imaginação.
Foi contemplada nos prêmios do IV Concurso de Arte Impressa do Instituto Goethe em 2019 e do XVII Salão Latino Americano de Artes Plásticas do MASM, também em 2019.
Faz parte dos acervos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) com a escultura “Amabe” e a gravura “Eles serraram os galhos em que estavam sentados” e do Museu de Arte Contemporânea de Santa Maria (MASM) com a escultura “Wut“. Martina também é diretora executiva e artista-colaboradora da Casa Musgo (@casamusgo).
fonte: https://www.escolaprojeto.g12.br/casa-musgo-martina-nickel-e-rodrigo-marroni/