Jorgge frequentou cursos de escultura e pintura com Jailton Moreira, em Porto Alegre, em 1990. Bacharel em artes plásticas com especialização em desenho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre, em 1997. Mestre em Artes entre 2004 e 2007 na Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Poéticas Visuais pela ECA/ USP. Em 2014, trabalhou em um projeto de pesquisa de pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina. Em 2020, completou uma segunda pesquisa de pós-doutorado na Liverpool John Moores University, Inglaterra.
Atuante de maneira interdisciplinar, Menna Barreto é artista e arte-educador. Suas pesquisas poéticas estão relacionadas ao estudo de site specific. Durante sua trajetória pensa fortemente questões ambientais, participando e atuando em instituições nacionais e internacionais.
O artista já realizou diversas exposições individuais e coletivas, entre elas, destacamos: ATELIÊ de Gravura: da tradição à experimentação pela Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre, RS - 2019); MANJAR: Para habitar liberdades (Solar dos Lagos, Rio de Janeiro, RJ); DESTERRO Desaterro - MASC 70 Anos. (Florianópolis, SC – Museu de Arte de Santa Catarina, 2018)
POEMAS de Chão (Porto Alegre, RS, 2012)
Possui trabalhos em coleções em museus do Brasil, entre os quais: Fundação Iberê Camargo, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), Museu de Arte Moderna de São Paulo. (MAM).