Jorge Castilla-Bambarén é um artista peruano que expôs suas pinturas nas seguintes Bienais Internacionais: 1991, na XXI Bienal de São Paulo, Brasil; 1994, na V Bienal de Havana, Cuba; 1989, na II Bienal de Cuenca, no Equador; e, em 1992, na VIII Bienal Ibero-americana do México.
No Peru, ele realizou regularmente, desde 1981, diversas exposições individuais. A pintura de Jorge Castilla-Bambarén é figurativa, reunindo elementos de abstração e geometria. Seu estilo pessoal de pintura foi influenciado por diversas fontes, entre as mais evidentes: o expressionismo alemão, a arte pré-hispânica do Peru e da América Latina, a "Art Brut", a arte africana e a arte oceânica.
As estruturas compositivas de suas obras também revelam uma assimilação interessante da linguagem artística da abstração e da informalidade, acompanhada de traços e pinceladas que permitem reconhecer a presença da "Raw Art" como outra dimensão de influência em seu processo criativo. Sua forma de expressão pode ser considerada uma síntese entre linguagens racionais e expressões primitivas.
Fonte: https://www.artmajeur.com/