Biografia
Janaina Barros Silva Viana (São Paulo, São Paulo, 1979). Artista visual, performer, pesquisadora e educadora. Atravessa múltiplas linguagens artísticas para comunicar suas inquietações, questionando as construções de gênero sob uma perspectiva étnica e racial.
Gradua-se no curso de licenciatura em educação artística com habilitação em artes visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/Unesp), em 2000. No ano seguinte, na mesma instituição, inicia a habilitação em artes cênicas, interrompida em 2002, e, no mesmo ano, faz aulas de pintura com a artista visual Regina Carmona (1954), no Centro Universitário Maria Antônia, da Universidade de São Paulo (USP).
Em 2003, estuda dança e teatro com o intérprete e coreógrafo Umberto da Silva (1951-2008), e, no ano seguinte, dança contemporânea, contato e improvisação, com as intérpretes-criadoras Lívia Seixas e Gisele Calazans, da Cia Nova Dança.
Sob orientação da artista visual e educadora Rosana Paulino (1967), tem aulas de desenho de modelo vivo no Sesc Pinheiros, em 2005. No mesmo ano, conclui especialização em linguagens visuais na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e, em 2008, obtém o título de mestra em artes pelo IA/Unesp.
Estuda pintura com orientação do artista Paulo Pasta (1952) no Instituto Tomie Ohtake, em 2010, ano em que se filia à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Participa da residência AfroTranscendence, em 2016, no espaço Red Bull Station, em São Paulo, idealizado pela curadora Diane Lima (1986). fonte: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/65200-janaina-barros