Ingrid Noal é artista visual, pesquisadora e arte educadora.
As conexões, as transformações, a passagem do tempo, a vida, a morte, a memória e a ancestralidade são os principais focos de interesse da artista. Seu trabalho poético desenvolve-se através de diferentes mídias como escultura, desenho, colagem e fotografia, que muitas vezes mesclam-se através de instalações e desdobram-se como intervenções no espaço urbano. Suas obras frequentemente criam um diálogo entre o bidimensional e o tridimensional.
Em arte educação, além da arte contemporânea, realiza pesquisas interdisciplinares a partir das artes visuais sobre as relações entre África e Brasil, incluindo arte afro-brasileira, arte tradicional africana e africanidade do Egito Antigo, sob uma perspectiva descolonial.
Possui bacharelado em Artes Plásticas com ênfase em escultura e licenciatura em Artes Visuais, ambas as graduações realizadas no Instituto de Artes da UFRGS. Seu trabalho de conclusão de curso em licenciatura foi o material de apoio para professores que aborda a africanidade do Egito.