Biografia
Fernanda Chemale é fotógrafa independente e artista visual. Vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil. Trabalha com fotografia desde o final dos anos 80 é graduada em Comunicação Social pela FAMECOS, PUCRS. Graduada em Comunicação Social pela FAMECOS, PUC, é autora dos livros Tempo de Rock e Luz, ElefanteCidadeSerpente, Desordem. Coordenou as oficinas de fotografia do Projeto de Descentralização da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.
O cotidiano é a principal matéria prima de suas pesquisas. A natureza o revigorar das séries. A música um documento sempre presente. A fronteira entre realidade e ficção é um campo de construção das imagens e é neste ambiente que o espectador é desafiado a decifrar. Suas pesquisas na fotografia estão relacionadas à questões estéticas, de memória e antropológicas desenvolvendo projetos autorais e documentais.
Seus arquivos estão presentes em diversos livros publicados. Suas obras estão em coleções públicas e privadas entre elas Pirelli/MASP de Fotografias, Coleção Joaquim Paiva / MAM-Rio, MAC-RS, Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli, Museu do Homem do Nordeste. Em sua trajetória conta com exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, tais como em Montevideu, Buenos Aires, Estados Unidos, Portugal, Itália, Japão, Genebra.
Suas obras estão em coleções públicas e privadas, tais como: Museu de Arte de São Paulo, MASP; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM-Rio; Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS; Pinacoteca Aldo Locatelli PMPA, Museu dos Descobrimento em Portugal, dentre outros.
Sua obra faz intersecção com o Núcleo de Antropologia Visual UFRGS, projeto Nordestes Emergentes Fundação Joaquim Nabuco, com o Curso de Práticas Curatoriais do Instituto de Artes da UFRGS.