Mestre em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Mestre pelo Centro de Pesquisa de Políticas Cuturais da Universidade de Glasgow (MSc Media Management). Bolsista Capes (PPGCOM/Unisinos) e bolsista do programa Chevening (2019-2020). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Especialista em narrativa digital multiplataforma na indústria de notícias e entretenimento e especialista em transformação digital estratégica para emissoras de televisão e empresas de tecnologia com 10 anos de experiência na produção de conteúdo original. Indicado para o International Emmy Kids Awards 2019 na categoria Melhor Projeto Digital. Atualmente é Estrategista de Conteúdo na TV Globo e pesquisador do tema "Big Data para emissoras de televisão e empresas de tecnologia da mídia". Pesquisador associado ao grupo Unisinos Tcav, seus principais interesses de pesquisa são tecnologias da comunicação e informação, indústria cultural, indústrias criativas, conteúdo, dados, modelos de negócio, economia da mídia, televisão, audiovisual, imagem e memória. fonte: https://www.escavador.com/sobre/4091635/adam-nicolas-scheffel