-
Viver para voar
- Voltar
Miniatura
Compartilhe
Número de registro
MAC2214
Título
Viver para voar
Série
Espelhos
Autoria
Ano
2022
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
160 x 110 x 4,5cm
Notas descritivas
O espelho da artista Panmela Castro foi desenvolvido em 2022 para a 13ª Bienal do Mercosul. Esta pintura faz parte da série “Espelhos” da artista, cada um deles possui uma frase diferente. Esta obra possui a frase “Viver para voar”, onde cada palavra está uma embaixo da outra, sendo no topo do espelho “Viver”, no meio “para”, e por último a palavra “voar”, assim formando a frase, são letras grandes cobrindo grande parte do espelho, o estilo de escrita seria um algo mais urbano e descontraído, a mão livre. As letras foram feitas em tinta spray preta. A dimensão do espelho 160 x 110 x 4,5 cm.
Palavras-chave
Texto para etiqueta
Panmela Castro
(Rio de Janeiro, RJ, 1981)
Viver para voar, 2022
Série espelhos
Tinta Spray sobre espelho, 160x110x4,5cm
Doação Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Aquisição
Doação Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2023
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
A poética da obra tem suas raízes na longa história cultural do pixo no estado do Rio de Janeiro, onde, durante a ditadura militar, era utilizado como forma de denúncia. A pichação era, e ainda é, uma forma de expressão para aqueles que não têm voz, permitindo-lhes se manifestar de maneira indireta. No Rio de Janeiro, a pichação ganhou mais força durante o período militar, quando os pixos criticavam abertamente os militares e a repressão. Nessa época, a estética não era relevante; o foco estava no conteúdo das mensagens transmitidas. Por isso, os recados eram deixados de maneira anônima, evitando proibições e punições para os autores.
A frase “Viver para voar” pode representar a vida, sugerindo que, quanto mais vivemos e evoluímos, mais longe conseguimos chegar, alcançando, assim, nossos objetivos.
Autoria
Exposições e prêmios
13º Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 2022
|+ Acervo: caminhos para as aquisições do MACRS, Galeria Sotero Cosme, MACRS, 2024
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
CASTRO, Panmela. Espelhos.2024. Disponível em: . Acesso: 31/7/2024
|MORENDE, Vinicius. Reverso Online. 2023. Dísponivel em: Acesso em 6/08/2024
Itens relacionados a este
Eventos
Obras - Acervo MACRS