-
Vegetação em polvorosa
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1008
Título
Vegetação em polvorosa
Autoria
Ano
2010
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
150 x 120 cm
Texto para etiqueta
CLAUDIA BARBISAN
(Porto Alegre, RS, Brasil, 1964 – 2015)
Vegetação em Polvorosa, 2010
Técnica mista sobre tela, 150 x 120 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2014
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2010, de autoria da artista Cláudia Barbisan (Porto Alegre, 1964 - 2015), intitulada “Vegetação Polvorosa”. A obra apresenta uma das principais características do trabalho de Barbisan: a representação de pinturas em grandes escalas. Sendo trabalhos que se movimentam em direção ao abstrato pelo ritmo que formas, manchas e linhas parecem encadear, plasmando algo que encontra eco, como comenta o curador Léo Felipe: "um colorido e ruidoso elogio à vida". A obra foi doada pela artista ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS)
Exposições e prêmios
Exposição: 47% Artistas Mulheres no Acervo do MACRS. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2021.
|Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Espaço Incomum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.145. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
"Cláudia Barbisan é uma artista que nunca teve medo de se mostrar e jamais se isolou em seu ateliê. Mirando o êxtase, sua produção é um ruidoso e colorido elogio à vida". (Leo Felipe, curador de Festivafetiva). Disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=1038297176259030. Acesso em 03 de agosto de 2022.
|"Cláudia Barbisan experimentou a liberdade criativa jogando com o colorido dos sons e a musicalidade das formas. Como artista visual, vocalista de bandas e professora de arte em Porto Alegre, deixou uma produção múltipla e lembranças de uma vida guiada pela personalidade afetiva que tanto marcou os que com ela conviveram". Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/noticia/2016/04/claudia-barbisan-ganha-exposicao-postuma-na-galeria-mamute-5788642.html. Acesso em 04 de agosto de 2022.