Mídias relacionadas
"Suas obras habitam o espaço entre cinema, arte e teoria crítica num âmbito de disputas políticas — tanto reais quanto imaginárias —, e comentam de forma energética, porém delicada, as condições dissociativas em que corpos se encontram: entre a latência da vida e suas respectivas definições burocráticas. Nesse sentido, combinam a nitescência da ficção-científica — como dispositivo de ventilação de hipóteses — com os recursos da linguagem cinematográfica para nos apresentar cenários de tensões sociais e complexos debates públicos". Disponível em: https://mendeswooddm.com/pt/artist/luiz-roque , Acesso em 25 de julho de 2022.
| "Luiz Roque, The Triumph, 2011, vídeo 3’; projeção realizada na exposição “Da próxima vez eu fazia tudo diferente” (Copan, 2012); na ocasião, foi criado um contexto solene de projeção, dando ao filme caráter quase oficial de apresentação da Coreia como potência; o trabalho foi resultado da residência do artista no país". (MATOS, 2013, p.30). Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/viewFile/20725/11883 , Acesso em 25 de julho de 2022.
| "The Triumph retrata a unificação das Coreias. Coloca essa nova nação como potência esportiva, fato ritualizado por uma coreografia de ginastas. O filme é disposto de forma a constituir um pequeno auditório de celebração de uma nova realidade geopolítica de mãos dadas com um crescimento econômico típico de Terceiro Mundo; uma eterna busca da zona fronteiriça do extremamente novo. As ginastas que aparecem no vídeo incorporam a coreografia à ocupação do pavilhão arquitetônico projetado pelo artista e arquiteto Vito Acconci, coincidentemente um dos ícones do modernismo mais tardio. Se de um lado temos a representação de poder por meio de uma situação quase alienígena ou quase “ficção científica”, do outro nos deparamos com as arquiteturas quase ficcionais de Luiz Roque apropriadas do contexto de São Paulo". (MATOS, 2013, p.34). Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2015/03/dossie-diego.pdf , Acesso em 03 de agosto de 2022.
| IDADES CONTEMPOR NEAS - MACRS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=akUD_uZMcSY . Acesso em 06 de fevereiro de 2023.