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Tetas que Deram de Mamar ao Mundo
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Miniatura

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Número de registro
MAC0989
Título
Tetas que Deram de Mamar ao Mundo
Autoria
Ano
2019
Denominação
Material/Técnica
Dimensões
300 x 150 x 150 m
Descrição
A obra, com dimenções de 300 por 150 por 150 centímetros, é uma instalação suspensa, composta por camadas de tecidos multicoloridos, tricotados em um formato cônico, cuja base está virada para cima, desdobrada em quatro pontas, feitas para serem fixadas no espaço expositivo. De cada uma das quatro pontas, pende uma fina trança, também multicolorida.
Palavras-chave
Artistas mulheres | Artistas mulheres negras | Artistas negros
Ficha Técnica
Lidia Lisbôa
(Guaíra/PR, 1971)
Tetas que deram de mamar ao mundo, 2019
Tecido, dimensões variáveis
Doação artista, 2020
Aquisição
Doação artista, 2020
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentário Crítico
Texto Crítico
Lidia Lisbôa (1971), natural de Guaíra, no Paraná/BR, formada em gravura em metal pelo Museu Lasar Segall, escultura contemporânea e cerâmica pelo Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) e pelo Liceu de Artes e Ofícios, é artista visual e performer, cujo trabalho se manifesta através do crochê, da cerâmica e do desenho. Sua poética se desenvolve a partir da memória e resgate do passado, da perspectiva feminista, afro-brasileira e do corpo feminino.
Transformando a memória em arte, Lidia recobra aquilo que permanece vivo em suas lembranças, criando objetos sentimentais, como a série de Cupinzeiros, por exemplo, em que a artista esculpe em cerâmica formas cônicas e ovaladas, tendo como ponto de partida as recordações dos cupinzeiros presentes no quintal da casa em que crescera.
Em Tetas que Deram de Mamar ao Mundo (2019), Lidia traz a trama e elementos têxteis para tecer uma estrutura suspensa de tecidos multicoloridos, que parte do fazer manual, do corpo. Neste trabalho, a artista resgata, agora, uma história não apenas a partir de suas origens, mas, quem sabe, a partir de algo maior: a origem de tudo. Lidia costura o seio que nutriu o mundo.
Autoria
Exposições e prêmios
Estratégias do Feminino, 2019, Farol Santander
|47% - Artistas mulheres no acervo do MACRS, 2021, Galeria Xico Stockinger, MACRS
|Acervo em Foco: mês das mulheres, 2023, Espaço Marilene Bertoncheli, Casa de Cultura Mario Quintana, MACRS