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Natural?
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Miniatura

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Número de registro
MAC1517
Título
Natural?
Autoria
Ano
2012
Denominação
Suporte/Mídia
Dimensões
4:3
Duração (minutos)
2’25
Tamanho do arquivo (MB)
139 MB
Notas descritivas
A obra "Natural?" é uma videoarte da artista Rochele Zandavalli, em conjunto com Antonio de Paula Ternura, André Ferreira, Bruno Berlamer, Nelo Johann, Virginia Simone e Tuane Eggers como personagem principal da obra. O vídeo de 720 x 480 pixels e duração de 2’25, captado por uma câmera filmadora super- 8 e reproduzido no formato digital, apresenta, nas palavras da artista (2012): “ No roteiro, também de minha autoria, uma garota se encontra absorta em seus pensamentos, confortavelmente inserida na paisagem, quando uma voz lhe pergunta: Você é natural? Sem refletir, e quase instantaneamente, a garota responde: Naturalmente! A voz, talvez desconfiada da prontidão e firmeza da resposta da garota, insiste: E quanto tempo faz? A garota, refletindo sobre a questão, titubeia em responder. Após certa demora, ela responde: "Já não posso lembrar”. [...] A garota, em uma atitude ingênua, busca reaproximar-se da natureza, quebrando o vaso que contém flores outrora colhidas, na tentativa de, amarrando-as, devolvê-las á vida”. A estética visual da obra, devido ao seu formato, remete ao passado, ao vintage - e à nostalgia,e se encerra com os créditos finais sob as imagens floridas da película.
Texto para etiqueta
ROCHELE ZANDAVALLI
(Garibaldi, RS, Brasil, 1980)
Natural?, 2012
Vídeo SD, 4:3, cor, som, 2’25”
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
A poética da obra "Natural?" é profundamente enraizada na subjetividade, na lírica e na esfera afetiva, como a própria artista, Zandavalli, descreve. Em sua colaboração neste vídeo, Zandavalli não apenas desempenha papéis nos bastidores da produção e direção, mas também expressa seus afetos nos frames por segundo, permeando cada aspecto da obra com sua sensibilidade e visão. A narrativa visual de "Natural?" mergulha em uma busca pela reconexão com a natureza, manifestada no gesto aparentemente simples, mas carregado de simbolismo, da garota que quebra um vaso contendo flores, apenas para amarrá-las novamente em uma tentativa de devolver-lhes a vida. A estética visual do vídeo, filmado em super-8, não apenas evoca uma sensação de nostalgia e vintage, mas também transporta o espectador para uma era passada, convidando-o a contemplar não apenas a jornada da garota, mas também a evolução das relações entre humanidade e natureza ao longo do tempo.
Autoria
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2012, de autoria da artista Rochele Zandavalli, e intitulada “Natural?”. A videoarte, que foi inteiramente captada em super-8, foi realizada durante o processo de elaboração da dissertação de mestrado da artista, denominada “Rever: retratos ressignificados” - onde Zandavalli reflete e questiona suas produções.O trabalho foi doado ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), pela artista, através do projeto “Idades Contemporâneas”, de 2012 - que teve como um dos objetivos a criação do núcleo de videoarte do MACRS.
Exposições e prêmios
- Exposição: Rever. Santander Cultural, Porto Alegre, 2012.
|-Exposição: Idades Contemporâneas. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul(MACRS), 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), Porto Alegre, 2012.
|-Exposição: Cine Open Air GHC, Sunset Garden, Grande Hotel Canela, Canela, 2022.
|-Exposição: Cine Esquema Novo em Acervo. Galeria Sotero Cosme, MACRS, 6º andar, Porto Alegre, 2022.
|MACRS FPS, Galeria Virgilio Calegari, MACRS, 2023
|- 15º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, Cinemateca Capitólio, 2025
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.95. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/ Acesso em 03 de junho de 2022.
|ZANDAVALLI, Rochele. Rever: retratos ressignificados. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais, com ênfase em Poéticas Visuais, PPGAV, UFRGS, Porto Alegre, 2012, p. 66-68. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/66660/000871815.pdf;jsessionid=7D70F32CBCE8BE6285D26322BE79C1B6?sequence=1 , Acesso em 17 de junho de 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
“Super8 filmado em 2012. Com Tuane Eggers. Direção e roteiro: Rochele Zandavalli. Câmera: Antônio de Paula Ternura. Montagem: Virginia Simone. Trilha sonora original: Bruno Berlaver e Nelo Johann. Laboratório: Labor Berlin, Mellisa Dullius e Gustavo Jahn”. Disponível em: https://vimeo.com/200648347 . Acesso em 16 de fevereiro de 2023.
|“Ao longo do processo de elaboração desta pesquisa, elaborei outros dois trabalhos independentes, mas que também se debruçam sobre elementos poéticos presentes na série Rever, e que estão sendo elucidados nesta dissertação. Cabe neste momento, refletir sobre estes dois trabalhos, que passaram a relacionar-se mais fortemente com os retratos apropriados depois de sua inserção na exposição Rever. Dentro da proposta desta exposição, os dois trabalhos, Natural (2012) e Homenagem à Les Krims (2012), respectivamente, iniciaram e encerraram o percurso. Dentre os trabalhos apresentados nesta exposição individual, escolhi apresentar estes dois na exposição final, junto a defesa desta pesquisa, por se relacionarem também com a passagem do tempo, da tentativa de se eternizarem os momentos efêmeros, da morte, da falta, do apagamento. Estas duas outras obras tocam também, de modo mais sutil, na problemática da artificialização da natureza quando captada fotograficamente. Mele está bastante evidente a minha aposta na coexistência entre tecnologias e suportes, pois o super8, vindo dos anos 70 e revelado em um processo quase artesanal, e os diapositivos, ou lides, são usados em conjunto com a fotografia digital e a projeção em DVD, com auxílio de projetor multimídia e/ou laptop”. (ZANDAVALLI, 2012, p.63). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/66660/000871815.pdf;jsessionid=7D70F32CBCE8BE6285D26322BE79C1B6?sequence=1 . Acesso em 16 de fevereiro de 2023.
|“[...] a projeção do super8 intitulado Natural?, no qual o retrato, a paisagem e a natureza morta são explorados. No roteiro, também de minha autoria, uma garota se encontra absorta em seus pensamentos, confortavelmente inserida na paisagem, quando uma voz lhe pergunta: Você é natural? Sem refletir, e quase instantaneamente, a garota responde: Naturalmente! A voz, talvez desconfiada da prontidão e firmeza da resposta da garota, insiste: E quanto tempo faz? A garota, refletindo sobre a questão, titubeia em responder. Após certa demora, ela responde: Já não posso lembrar. As questões da memória e do passar do tempo, norteadoras do projeto Rever, reaparecem aqui em forma de dúvida. E é no terreno da dúvida que caímos ao nos perguntarmos se somos seres naturais ou artificiais. Abre-se aí um ponto de discussão sobre a incapacidade da apreensão total do natural. A cultura e a produção de imagens são vistas, neste trabalho, exatamente como uma quebra com o natural. A garota, em uma atitude ingênua, busca reaproximar-se da natureza, quebrando o vaso que contém flores outrora colhidas, na tentativa de, amarrando-as, devolvê-las á vida”. (ZANDAVALLI, 2012, p.64-65). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/66660/000871815.pdf;jsessionid=7D70F32CBCE8BE6285D26322BE79C1B6?sequence=1 . Acesso em 16 de fevereiro de 2023.
|“No MACRS, nos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana, reunidas sob a designação de “Idades Contemporâneas”, encontram-se três diferentes mostras, com obras de artistas cuja produção recente será incorporada ao acervo do Museu. Na primeira seção, alocada na Galeria Sotero Cosme, a curadora Ana Zavadil apresenta “Poéticas em Paralelo”, com artistas que situam o seu intervalo de ação a partir da virada deste novo século. As obras escolhidas foram todas concebidas para esta exposição, sem um tema específico, pois o que está proposto é um cotejamento entre diferentes projetos estéticos contemporâneos. Em uma sala escura, no fundo desta mesma galeria, os curadores Paulo Gomes e Marcelo Gobatto organizaram a mostra “Corpoimagem” com uma coleção mais de 40 artistas que trabalham em vídeo. São filmes e propostas que, segundo os curadores, “têm renovado tanto a produção do que vemos como a forma de os artistas se relacionarem com o cinema.” Os vídeos que estão sendo apresentados em quatro telas em sequência contínua inauguram o Núcleo de Videoarte do MACRS. Almofadas e fones de ouvido facilitam a audição e dão conforto aos espectadores.” (PRESTES, 2015, doc.eletr). Disponível em: https://www.ufrgs.br/artereflexoes/site/2015/12/21/as-artes-visuais-em-muitas-cenas/ . Acesso em 01 de março de 2023.