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Sem título (Despertar)
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Miniatura
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Número de registro
MAC0897
Título
Sem título (Despertar)
Autoria
Ano
2021
Denominação
Dimensões
3:2
Duração (minutos)
13'53''
Tamanho do arquivo (MB)
1950 MB
Edição
5/10 + P.A
Ficha Técnica
NATHAN BRAGA
(Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1994)
Sem título (Despertar), 2021
Vídeo SD, 3:2, cor, som, 13’52”
Doação artista
Aquisição
Aquisição por doação de artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2021, de autoria do artista Nathan Braga (1994, Rio de Janeiro, Brasil), e intitulada “Sem título (Despertar)”. A videoperformance foi doada ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), pelo artista após a mostra “Vão se os dedos, são os anéis que ficam” em parceria com o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).
Exposições e prêmios
Exposição: Vão se os dedos, são os anéis que ficam, Galeria Virgilio Calegari, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 7º andar, Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), Porto Alegre, 2021.
Histórico de publicações
BRAGA, Nathan. "Procissão." Revista Concinnitas 20.36 (2019): 356-357. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/47980 . Acesso em 23 de fevereiro de 2023.
BRAGA, Nathan. “Ensaiando o abismo sob a ponte”. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes. UERJ, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/19088/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Nathan%20Braga%20Motta%20de%20Paula%20-%202021%20-%20Completa.pdf . Acesso em 23 de fevereiro de 2023.
Mídias relacionadas
“Despertar, 2021 - Latón, espejos y velas. Dimensiones variables Sin título (Despertar), 2021. Vídeo 13’53’’ - 5 + P.A.
La obra pertenece a la colección Museu de Arte Contemporáneo de Rio Grande do Sul - MACRS. Se cree que antes de la invención del despertador, algunos pueblos usaban velas y clavos como marcador de tiempo. Tales pueblos conocían el tiempo de encendido de las velas y con eso calculaban la altura que necesitarían para clavar los clavos en las velas, despertándose cuando el clavo caía y hacía ruido. En esta obra, el artista propone una dinámica inspirada en este cuento, reemplazando los clavos por triángulos de latón, sostenidos a diferentes alturas por velas de diferentes tamaños. Con esto se ensaya una especie de música con la caída de los triángulos sobre los espejos, que proyectan la cera de las velas derretidas en el techo, creando un diseño de sombras. Un video del artista activando la obra funciona como segunda obra”. (BRAGA, 2021, p.22). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Eg5O_FvDrHpFmNnj7kEg1VCQw0U3zxtm/view . Acesso em 22 de fevereiro de 2023.
“Acredita-se que antes da invenção do despertador, alguns povos faziam uso de velas e pregos como marcador de tempo. Tais povos sabiam do tempo de queima da vela e, com isso, calculavam a altura que precisariam prender os pregos nas velas, acordando quando o prego caía e fazia barulho. Nessa obra, o artista propõem uma dinâmica inspirada em tal conto, substituindo os pregos por triângulos de latão, presos em alturas distintas de velas de diferentes tamanhos. Com isso, uma especie de música é ensaiada com a queda dos triângulos sobre os espelhos, que projetam a cera das velas derretidas no teto, criando um desenho de sombras”. (BRAGA, 2022. doc.eletr). Disponível em: https://www.instagram.com/braganathan/?hl=pt . Acesso em 22 de fevereiro de 2022.
|“Uma nota se faz necessária, e diz respeito à incorporação de duas obras ao acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul -MACRS, são elas: a videoarte Sem título – Despertar (2021) e o tríptico La petite mort (2021).Nesta exposição, o vídeo é acompanhado da instalação que remonta a tradição dos relógios de vela. Ao incorporar os pregos, o artista propõe uma orquestra, em que a energia da queima da parafina reverbera a passagem do tempo, evocando relações entre iluminação, sono e despertar.Nos salões do sonho nunca há espelhos, pois estes revelariam a ficcionalidade do momento sonhado, mas aqui refletem o sonho enquanto vida. O período de inconsciência pós-orgástica é figurado em La petit mort (2021), uma transubstancialização do corpo em éter, assim liberado da carnalidade, os fantasmas não batem; eles atravessam tudo”.(BRAGA, 2021, p.76). Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/19088/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Nathan%20Braga%20Motta%20de%20Paula%20-%202021%20-%20Completa.pdf . Acesso em 23 de fevereiro de 2023.



