-
Jiboia Nova
- Voltar
Miniatura
![](https://acervo.macrs.rs.gov.br/wp-content/uploads/tainacan-items/1032/57928/MAC0025-205x341.jpg)
Compartilhe
Número de registro
MAC0025
Título
Jiboia Nova
Autoria
Ano
2017
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
74,5 x 44,5 cm
Texto para etiqueta
BRUNO NOVELLI
(Fortaleza, Brasil, 1980)
Sem título, 2017
Acrílica sobre tela, 74,4 x 44,5 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2017, de autoria do artista Bruno Novelli (Fortaleza,1980), intitulada “Sem Título”. O trabalho apresenta imagens míticas que detalham a gênese de um outro mundo, povoado por animais fantásticos com cores sobrenaturais, segundo Novelli, a obra está ligada a manifestações naturais das plantas, os animais como macacos, tigres, elefantes e cobras. A obra foi doada pela artista ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
Exposições e prêmios
- Exposição: Tesouro das Feras. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2021.
- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Espaço Incomum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.66. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
|DANELUZ, Clarissa. Imagens-Grafite: Processos estéticos e comunicacionais na produção de Bruno Novelli. Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação. Programa de Pó -Graduação em Ciências da Comunicação.UNISINOS, São Leopoldo, 2010. p. 61-62. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2660. Acesso em 14 de junho de 2022.
Mídias relacionadas
“IMAGENS FORTES!!! Eu gosto da ebulição das imagens que influenciaram a minha mente na MINHA PROGRAMAÇÃO, então eu destilo tudo e transmuto através das minhas imagens o meu estilo próprio. E tudo isso acontece na 4º dimensão, sempre guiado por entidades livres. Assim, transcendendo as imagens do Hinduísmo. IMAGENS DE GUERREIROS de culturas primitivas, para as de cultura popular japonesa futurista, as artes gráficas primitivas dos nativos da floresta Amazônica, as manifestações naturais das plantas, os animais como macacos, tigres, elefantes e cobras…contrastes, geometria, linha, linhas puras e elegantes, todos os mestres que eu disse antes e, é claro, minhas experiências com imagens na Internet - O ORÁCULO SUPER DIGITAL-, a física, a ideia de que NÃO ESTAMOS SOZINHOS no cosmo e na terra, a luz do sol, Plêiades (Messier 45), as formas das galáxias, os segredos dos buracos negros e da força do centro da terra”. (NOVELLI, 2009). Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2660 , Acesso em 14 de junho de 2022.
|“Bruno Novelli coloca a pintura próxima da colagem através dessas máscaras e camadas de tinta. As figuras são decalcadas, delimitadas pela sobreposição e diferenças entre cores, faturas e formas. Os samples criam uma vitalidade tátil a partir de uma superfície mutável. A tinta se acumula nos decalques, cria planos e recortes, evidencia diversas abordagens nas pinceladas. Há alta definição, mas também fatura solta. Tal heterogeneidade potencializa o caráter do sampler: a apropriação de elementos pictóricos a fim de dar à imagem um novo significado baseado no choque das representações. O resultado desse somatório de imagens , de faturas, de decalques, é a construção de uma rede de significados, de uma cosmogonia. São imagens míticas que detalham a gênese de um outro mundo, povoado por animais fantásticos com cores sobrenaturais. Uma alquimia registrada em algum lugar entre a glândula pineal e um sonho lúdico”. (CHICO SOLL, 2021). Disponível em: https://artdestination.com.br/bruno-novelli-tesouro-das-feras/?cn-reloaded=1 , Acesso em 14 de junho de 2022.
Itens relacionados a este
Eventos
Obras - Acervo MACRS