-
Sem Título
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC2224
Título
Sem Título
Autoria
Ano
2016
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
77 x 113 cm
Notas descritivas
A pintura “Sem Título” do artista Fabio Zimbres foi desenvolvida em 2016, em tinta acrílica sobre papel em dimensões 77 x 113 cm. A obra se trata de uma abstração de traços orgânicos e elementos de formas variadas nas cores preto, laranja e azul sobre um fundo branco. Do lado esquerdo até o centro da obra, são centralizadas de forma sobreposta cerca de seis figuras de maior dimensão, com contorno demarcado nas cores azul e preto, contando com um traçado laranja no canto inferior. No canto direito da obra, é isolada uma pequena forma tracejada parcialmente preenchida na cor preta, enquanto à esquerda desta figura, há um traço orgânico na cor laranja de dimensão inferior.
Palavras-chave
Texto para etiqueta
Fabio Zimbres
(São Paulo, SP, 1960)
Sem título, 2016
Acrílica sobre papel, 77 x 113 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2023
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Enquanto pintura abstrata, a proposição de Fabio Zimbres se baseia em uma prática de desenho típica de ilustrações de histórias em quadrinho, com formas contornadas em traços fortes e demarcados. A criação desse imaginário pictórico gera uma composição visual que remete ao formato de discurso narrativo. Os elementos sobrepostos apresentam certos aspectos figurativos, se assemelhando à silhuetas animalescas e remetendo à objetos banais do cotidiano, dando abertura para interpretações variadas. A perspectiva atmosférica e a noção de profundidade espacial são amparadas pela sobreposição das formas acumuladas à esquerda da obra, gerando também uma sensação de movimento destes elementos em direção à extremidade da pintura.
Autoria
Exposições e prêmios
Próxima pintura, pintura próxima: uma homenagem a Gelson Radaelli, MACRS, Galeria Xico Stockinger, 2022
|+ Acervo: caminhos para as aquisições do MACRS, Galeria Sotero Cosme, MACRS, 2024
Itens relacionados a este
Eventos
Obras - Acervo MACRS