-
Sem Título
- Voltar
Miniatura
![](https://acervo.macrs.rs.gov.br/wp-content/uploads/tainacan-items/1032/75353/MAC0067-205x204.png)
Compartilhe
Número de registro
MAC0067
Título
Sem Título
Autoria
Ano
2011
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
37,5 x 37,2 cm
Texto para etiqueta
EDUARDO HAESBAERT
(Faxinal do Soturno, RS, 1968)
Sem título, 2011
Pastel seco sobre papel
37,5x37,2cm
Doação Artista
Aquisição
Doação artista, 2022
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
A obra de Eduardo Haesbaert presente na coleção MACRS é noturna.O desenho, feito com pastel seco sobre papel, conjuga uma infinidade de sutilezas cromáticas obtidas através de um embate que, podemos imaginar, envolve a totalidade de sentidos do artista. A imagem assemelha-se àquilo que podemos ver depois de permanecermos muito tempo no escuro absoluto: certas variações de densidade das coisas que nos rodeiam, rastros de alguma luminescência, enfim, temos a sensação de que o corpo vai, aos poucos, se reorganizando ante ao indistinto da escuridão. A mesma ambientação nos solicita este desenho de Haesbaert, um olhar capaz de se aclimatar ao escuro para então reconhecer na obra seus vestígios de alguma arquitetura, da passagem do tempo, da solidão, da responsabilidade de cada um de nós diante do mundo.
Autoria
Comentários/Dados históricos
A obra sem título de autoria do artista Eduardo Haesbaert (1968, Faxinal do Soturno/RS) é datada de 2011.
O trabalho foi doado ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), por meio do artista.
Exposições e prêmios
- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 2022.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Pelotas, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p. 91. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 26 de abril de 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
"Sou artista de ofício, de ateliê. Meu trabalho é muito manual, meu corpo está ali junto impresso na obra. Papel, pigmento, mão e pensamento são os elementos essenciais da minha prática.
No desenho e na pintura me expresso como numa gravura expandida. Adenso o pigmento em pastel seco de carbono com pressão à palmo sobre o papel e revelo diferentes matizes do preto que cobre e descobre o branco da superfície por vezes rasgada criando texturas aveludadas para o claro e para o escuro". Disponível em: http://iberecamargo.org.br/exposicao/um-rio-que-passa/. Acesso em 26 de abril de 2022.