-
Sem título
- Voltar
Miniatura
![](https://acervo.macrs.rs.gov.br/wp-content/uploads/tainacan-items/1032/63351/MAC0638-Foto-Thiele-Elissa-205x137.jpg)
Compartilhe
Número de registro
MAC0638
Título
Sem título
Autoria
Ano
1993
Denominação
Dimensões
7 x 26 x 2 cm | 2,5 x 24 x 2 cm | 3,5 x 19,5 x 2 cm
Notas descritivas
A obra é parte de uma série maior composta por peças fundidas de chumbo e dentes de cavalo. No nosso acervo possuímos 3 partes de diferentes dimensões. As obras são compostas por uma chapa de chumbo e os dentes são inseridos como em uma dentadura, contudo as peças são planas. Na primeira peça há 12 dentes, na segunda 15 dentes e na terceira 10 dentes.
Texto para etiqueta
Angelo Venosa
(São Paulo/SP , 1954 - 2022)
Sem título, 1993
Dentes e chumbo, 3 partes, 7x26x2cm, 3,5x19,5x2 e 2,5x24x2.
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 1993
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Na trajetória de Angelo Venosa (São Paulo/SP, 1954 - Rio de Janeiro/RJ, 2022), o tridimensional sempre esteve presente. Explorando uma horizontalidade inusual na escultura brasileira, suas criações estão situadas entre o artificial e o orgânico. É impossível ficar neutro perante uma de suas obras, a repulsa e a curiosidade são sentimentos evocados quando abordamos sua produção artística, principalmente os trabalhos da década de 1990, quando elementos como vértebras e ossos de animais eram incorporados ao chumbo, à madeira, ao mármore e à cera. Para Venosa, a tecnologia do fazer manual proveniente do campo da escultura materializava-se em experiência mundana.
Autoria
Comentários/Dados históricos
No Ciclo Arte Brasileira Contemporânea, proposto pelo IEAVi em 1993, o artista apresentou um conjunto de obras em pequenas dimensões, mas que através da seriação de suas partes preenchiam toda a galeria Xico Stockinger. Recolhendo partes de animais em açougues, o artista mesclava dentes com materiais como chumbo e cera. Assim, a aparência da obra de arte era um híbrido entre o grotesco e o facilmente reconhecível; o espaço foi transformado em um cenário digno de museu de história natural. Na ocasião, o artista fez a doação de parte dessa instalação para o acervo do MACRS.
Exposições e prêmios
Relações de Pesquisa: processo, experimentação e acervo, Galeria Xico Stockinger, MACRS, 2023