-
Sem título
- Voltar
Miniatura
Compartilhe
Número de registro
MAC1740
Título
Sem título
Série
Jardins Eragny -Sur-Epte
Autoria
Ano
2005
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
149,5 x 165,7 cm
Texto para etiqueta
TERESA POESTER
(Bagé, RS, 1954)
Sem título, 2005
Série Jardins d’Eragny
Técnica mista sobre papel, 149,5 x 165,7 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2014
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2005, de autoria da artista Teresa Poester (Bagé/RS, 1954), intitulada “Sem título", da série “JARDIN D ́ ERAGNY". Segundo Poester, os desenhos são observações dos jardins que ela observava, na França, durante a escrita de sua tese. Assim, surgiram Os jardins de Eragny, série que a artista desenvolveu a partir de 2002, quando voltou ao Brasil. A obra foi doada pela artista para o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
Exposições e prêmios
- Exposição: Territórios da Folha: paisagens de Teresa Poester. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 2014.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS, Recorte Língua Viva. Galeria Edmundo Rodrigues, Complexo Palacete Pedro Osório, Bagé, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.249. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
|POESTER, Teresa. Sobre o desenho. PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais, v. 13, n. 23, 2005. p. 04-05.
|POESTER, Teresa. Um roteiro visual: O desenho como via de ida e volta [dossiê]. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 3, n. 5, ano 3, 2013, p. 141-144. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/download/41378/28510 , Acesso em 13 de junho de 2022.
Mídias relacionadas
“A teórica Rosalind Krauss diz que os artistas que trabalharam com grades, como Mondrian, ficaram prisioneiros dessa estrutura. Uma visão fatalista que aumentava minha angústia. Mas, felizmente, voltei a alguns desenhos de observação que me libertaram das grades. Eram os jardins que eu avistava da janela onde trabalhava ainda escrevendo a tese, em Eragny sur Epte. Surgiram Os jardins de Eragny, nova série que vim a desenvolver a partir de 2002, quando voltei ao Brasil. Se comparo os desenhos das grades, que parecem uma luta contra o papel, com esses, que mostram uma dança orgânica, dos jardins de Eragny, penso no inverno árido e no verão exuberante dessa paisagem, onde vivi durante anos. Voltei a habitar na França de 2006 a 2009, quando estive de licença no IA e, pela primeira vez, pude me dedicar exclusivamente ao trabalho de criação. Mas essa relação dos desenhos com a paisagem me veio depois e também através de outras pessoas. O Alfredo (Nicolaievsky) veio me visitar neste lugar em pleno inverno e, ao chegar, disse que via meus desenhos da janela do trem, nos galhos negros contra a neve. Foi nesse período que comecei a fotografar texturas, folhagens, estruturas que lembrassem meus desenhos . A fotografia nascia dos desenhos e não o contrário. Na verdade, não trabalho de observação, mas a observação pode ajudar como um alimento, uma vitamina que revigora o processo”. (POESTER, 2013, p. 141-142). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/download/41378/28510. Acesso em 13 de junho de 2022.