O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Exposições e prêmios
- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Pelotas, RS, 2022.
|
Nham Nham Nham, Galeria Augusto Meyer, MACRS, 2024
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.190. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/ . Acesso em 03 de junho de 2022.
No ano de 2019 minha produção começa a permear a visualidade háptica das coisas. Trabalhei me apropriando de objetos e reproduzindo em resina, couro, metal, vinil e tudo que indicia o universo estético e alegórico do prazer e às vezes de certa forma repulsa.
A obra Sem Título, 2019, é a representação do recorte de um encosto lustroso de qualquer lugar que se dispõe a um ambiente alternativo excessivamente sensual, é um estudo do toque e de tudo que emana deste ambiente, por vezes fantasioso e outras vezes literal demais.
Na minha adolescência o vinil normalmente era acompanhado pelo cheiro de desinfetante, por que certa vez sujo, o brilho vinil se perdia e a mácula precisava ser lustrada novamente, para retomar seu estado luxuoso. Eram momentos de fascínio sexual e nojo. Hoje, alguns anos depois, compreendo melhor como a nostalgia resgata esses momentos de conflito estético e material na minha produção, uma vez que trabalho bastante esse tensionamento. A obra é constituída por uma placa de madeira MDF, espuma e vinil preto tensionado por botões com a técnica capitonê". (BORGES, 2022, doc.eletr)