-
Índio 02
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC0571
Título
Índio 02
Autoria
Ano
2014
Denominação
Material/Técnica
Dimensões
60,5 x 64 x 2,6 cm
Notas descritivas
A obra “Sem Título” de Xadalu trata-se de uma pintura, realizada na técnica de acrílica sobre papel e mdf, com dimensões de 60,5 x 64 x 2,6 cm. O trabalho traz a representação de um personagem masculino, munido de uma máscara de gás amarelo escura, com espaço apenas para os olhos do personagem e algumas entradas e saídas de ar. Também é possível observar uma faixa com o desenho de uma folha verde em sua testa e desenhos de elementos hexagonais e a inscrição O₂ nas válvulas de exalação da máscara.
Palavras-chave
Texto para etiqueta
Xadalu Tupã Jecupé
(Alegrete, RS, 1985)
Índio 02, 2014
Acrílica em papel sobre MDF recortado
60,5 x 64 cm
Doação André Venzon
Aquisição
Doação André Venzon, 2015
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
A obra “Sem Título” de Xadalu, assim como outras obras, nos convida a uma reflexão sobre a contaminação presente no nosso dia-a-dia, resultante da exploração industrial e presença de agrotóxicos e resíduos químicos que atingem nossos mananciais e alimentos; assim como remete ao modo de vida urbano e os efeitos da poluição decorrente do consumo de combustíveis fósseis em nosso cotidiano. O personagem, ao utilizar uma máscara de gás protege-se dessa realidade e numa indicação bem direta, como a inscrição O₂ exprime, procura o ar, o oxigênio em meio a realidade sufocante da contemporaneidade, mas antes sem deixar de revelar um olhar aflito, como se quisesse informar algo, solicitar ajuda mas não o pudesse. Aqui o artista poderia estar revelando pistas aos poucos sobre questões contemporâneas como a sustentabilidade e a preservação da natureza, tão urgentes atualmente não apenas para os povos indígenas, como para todos nós enquanto humanidade.
Autoria
Exposições e prêmios
+ Acervo: caminhos para as aquisições do MACRS, Galeria Sotero Cosme, MACRS, 2024
|Exposição Aguerrido e Forte, Instituto Caldeira, 2025
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p. 268.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
AMARELLO. Insurreição perante a aniquilação: Fagulhas de um novo tempo. Disponível em: https://amarello.com.br/2022/07/arte/insurreicao-perante-a-aniquilacao-fagulhas-de-um-novo-tempo/. Acesso em: 11 out. 2024.
|ARTE QUE ACONTECE. Museu das Culturas Indígenas abre com obras de Xadalu Tupã. Publicado em 01 jul. 2022. Disponível em: https://artequeacontece.com.br/museu-das-culturas-indigenas-abre-com-obras-de-xadalu-tupa/. Acesso em: 11 out. 2024.
|KARAI, M. T. C. Invasão Colonial “Ivy Opata” - A Terra vai acabar. In: CORPO FUTURO. Site oficial. Disponível em: https://www.corpofuturo.com/xadalu. Acesso em: 11 out. 2024.
|CORPO FUTURO. Zona Trans. Disponível em: https://www.corpofuturo.com/xadalu?pgid=kteothdi-254316a1-2b94-41eb-a3bf-84c1e4d0a456. Acesso em: 11 out. 2024.
|HERKENHOFF, Paulo. Xadalu e Guaranis: Diagramas de alteridade e trocas. In: CORPO FUTURO. Site oficial. Disponível em: https://www.corpofuturo.com/xadalu. Acesso em: 11 out. 2024.