-
Sem Saída
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1497
Título
Sem Saída
Autoria
Ano
2004
Denominação
Suporte/Mídia
Dimensões
4:3
Duração (minutos)
3'
Tamanho do arquivo (MB)
18,5 MB
Notas descritivas
Doada pela artista, a obra é um vídeo com duração de 3 minutos, do ano de 2004. No vídeo, em uma visão superior do interior de uma caixa branca, é possível identificar um carro pequeno de brinquedo, que parece ser de um modelo de corrida, nas cores amarelo e prata, com rodas pretas. Ele se encontra em movimento, bate em todos os lados da caixa, preso, parece que tantando escapar, mas não consegue.
Texto para etiqueta
Glaucis de Morais
(Lajeado, RS, 1972)
Sem Saída, 2004
Vídeo SD, 4:3, cor, som, 3'
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Durante três minutos vemos um carrinho de brinquedo andando em linha reta em uma velocidade constante até bater em uma parede, mudar a direção e seguir novamente até colidir em outro ponto do cenário. A cena de um veículo aprisionado em um circuito pequeno demais para ele exercer seu potencial de deslocamento gera desconforto, nos remetendo entre outras coisas à experiência da vida urbana onde o espaço precisa ser compartilhado — tensionando convívios e reduzindo a liberdade de movimento. Essa situação de repetição (looping), segundo a artista, aborda a experiência de confinamento e melancolia, na qual o isolamento acontece pela incapacidade de estabelecer e concretizar laços sociais. Ela parece estar se referindo a situação de pandemia de Covid-19, mas não se engane, esta obra foi realizada há mais de 15 anos.
Exposições e prêmios
Exposição - "47% - Artistas mulheres no acervo do MACRS", Galeria Augusto Meyer. (2021)
|- 15º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, Cinemateca Capitólio, 2025