-
Quebreira
- Voltar
Compartilhe
Número de registro
MAC1432
Título
Quebreira
Autoria
Ano
2013
Denominação
Duração (minutos)
23'09''
Ficha Técnica
Daniel Steegmann Mangrané
(Barcelona, Espanha, 1977)
Quebreira, 2013
Áudio, 23'09"
Doação Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Aquisição
Doação Fundação Bienal de artes visuais do Mercosul, 2014
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
Para a 9ª Bienal do Mercosul alguns artistas foram convidados para trabalhar com empresas que lidavam com tecnologias de ponta e transformação de recursos naturais.
U e Quebreira foram desenvolvidos através de visitas ao Pólo Naval da Petrobras, onde estava sendo finalizada a nova plataforma de extração em alto mar P55.
em resposta ao intenso impacto nas proporções deste parque industrial, os milhares de trabalhadores chegaram de todo o brasil e da américa latina, e ao próprio abalroamento físico das máquinas que trabalham 24 horas, 7 dias por semana durante todo o ano.
Foi feita uma gravação sonora daquela paisagem e entregue à flautista Joana Saraiva que, ao ouvi-la, improvisou e interpretou a peça final. quase surda ao que tocava (pelos sons intensos que ouvia), afinava a interpretação através das vibrações da flauta nos dedos, nos lábios e no corpo, reduzindo assim a imensidão e a violência do Polo Naval à escala de um único corpo.
Diante desse som, que emanava de um alto-falante instalado na altura da boca e preenchia todo o espaço da Usina do Gasômetro, estava uma escultura, U, inspirada nos trabalhadores relaxando na periferia da fábrica e na teia de desejos que os ligava. e para aquele lugar.
Disponível em https://danielsteegmann.info/works/29/index.html Acesso 25/06/2024
Exposições e prêmios
9ª Bienal do Mercosul, 2013


