-
Peça 1
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1630
Título
Peça 1
Série
Passatempos Ocasionais
Autoria
Ano
2008
Denominação
Material/Técnica
Dimensões
172 x 170 x 155 cm
Notas descritivas
A obra é uma escultura composta por quatro barras metálicas inclinadas amarelas que se encontram em um quadrado vazado rosa a 1,72 m de altura, conformando um trapézio. O quadrado é atravessado por um perfil rosa paralelo ao maior lado da peça. Do quadrado e da barra central, descem seis correntes que sustentam duas cegonhas, objetos de tortura medieval. As cegonhas foram dispostas de forma inclinada e são metálicas com pintura rosa. Elas compõem a estrutura como um balanço. A estrutura é em ferro com pintura eletrostática e a tinta aplicada é epóxi nas cores rosa e amarelo vibrantes.
Palavras-chave
Texto para etiqueta
LEONARDO FANZELAU
(Porto Alegre/RS, 1983)
Peça 1, 2008
Série Passatempos Ocasionais
Ferro com pintura eletrostática, 172 x 170 x 155 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2020
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Peça 1 é uma obra fruto do trabalho de conclusão de Leonardo Fanzelau, em 2008, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estudo sobre as relações de oposição e incompatibilidade encontrou no surrealismo um impulso referencial. A procura do artista pelo estranhamento indica um caminho de reflexão que pode ser refletido nas relações interpessoais. A intenção na aproximação de objetos opostos na busca de uma interferência de percepção, instiga à ressignificação das convivências sociais. Ligar um balanço de parquinho infantil a uma cegonha, objeto de tortura medieval, conduz à reflexão sobre a fragilidade das relações no contemporâneo. A incompatibilidade entre a diversão e a violência, deveria ser consenso social, entretanto, Fanzelau denuncia, por meio de Peça 1, que existe uma facilidade em mascarar essas relações, seja pelo lúdico, ou pelo destaque das cores. A linguagem industrial da obra, parece corroborar com a ideia do afastamento entre a diversão e a tortura por meio da modernidade intrínseca ao processo nas fábricas. Entretanto, esse recurso pode ser utilizado como simulação de uma realidade de dominação e arbitrariedades que se mostra mais próxima do que deveria.
Autoria
Comentários/Dados históricos
Passatempos Ocasionais é um projeto desenvolvido em 2008 como trabalho de conclusão para o curso de Artes Visuais da UFRGS. O principal objetivo foi a construção de peças híbridas resultantes da aproximação de universos a princípio incompatíveis - brinquedos de playground e aparelhos de tortura. Estes dois tipos de objetos foram unidos de modo que formassem uma peça de aparência familiar (sem motivos evidentes para o estranhamento) num promeiro momento, mas que posteriormente revelasse a verdadeira natureza de suas partes. Aliada a esta preocupação formal de disfarçar a anormalidade do brinquedo através da pintura e acabamento, a vontade de apresentar algo com características que dificultassem a sua definição. Uma peça constituída de fatores que disputam a atenção de quem a examina, configurando o dilema: playground pervertido ou tortura domesticada.
Fonte: Site do artista Disponível em https://obras-leonardofanzelau.blogspot.com/2011/03/passatempos-ocasionais.html. Acesso em 15/07/2024
Exposições e prêmios
18° Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre, set/out 2008.
|DivertiDor, Acervo em Foco - MACRS, Museu Julio de Castilhos, 2024
Itens relacionados a este
Eventos
Obras - Acervo MACRS