-
Passageiro
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1499
Título
Passageiro
Autoria
Ano
2012
Denominação
Suporte/Mídia
Dimensões
3:2
Duração (minutos)
2'21
Tamanho do arquivo (MB)
136MB
Notas descritivas
O vídeo, com resolução de 720 x 480 pixels, inicia-se com uma tela preta sobre a qual aparecem letras brancas, apresentando o título da obra "Passageiro", o nome da artista "Amélia Brandelli", o país e ano de produção "Brasil, 2012" e a duração de "00:02:21".A cena inicial mostra uma parede branca cercada por galhos e um pequeno passarinho. Durante toda a duração da obra, podemos ouvir o canto dos pássaros, o sopro do vento e os ruídos matinais tranquilos, criando uma atmosfera serena e natural. A câmera permanece fixada na parede e no passarinho que repousa sobre os galhos, até que este último alça voo. O vídeo conclui com uma tela preta.
Texto para etiqueta
AMÉLIA BRANDELLI
(Rio Grande, RS, Brasil, 1960)
Passageiro, 2012
Vídeo SD, 3:2, cor, som, 2’21”
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Na obra descrita, o significado de passageiro pode remeter à ideia de movimento e transitoriedade. O fato de o vídeo mostrar um passarinho tomando voo pode ser uma metáfora para a passagem do tempo, a mudança constante na natureza ou até mesmo a impermanência da vida. Outra interpretação possível é a efemeridade da experiência humana e da própria arte. O vídeo captura um momento fugaz na natureza, enfatizando a beleza e fragilidade da vida, e a palavra "passageiro" pode destacar essa efemeridade, convidando o espectador a apreciar o momento presente. Em resumo, a palavra "passageiro" nesta obra pode abrir espaço para diversas interpretações, todas elas contribuindo para enriquecer a experiência artística e o diálogo entre a obra e o espectador.
Autoria
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2012, de autoria da artista Amélia Brandelli (1960, Rio Grande, Brasil), e intitulada “Passageiro”. A videoarte foi doada ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS),através do projeto “Idades Contemporâneas", que teve como um dos objetivos a criação do núcleo de videoarte do MACRS, em 2012.
Exposições e prêmios
-Exposição: Idades Contemporâneas. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul(MACRS), 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), Porto Alegre, 2012.
|-Exposição: Cine Open Air GHC, Sunset Garden, Grande Hotel Canela, Canela, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.161. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/ Acesso em 03 de junho de 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
Título da obra: PASSAGEIRO
Ano de realização: 02:22
Duração: 2012. Disponível em: http://cargocollective.com/vimum/Amelia-Brandelli . Acesso em 06 de março de 2023.
Video arte realizado pela artista em 2012.
Exposto na exposição Idades Contemporâneas - Mostra de video CORPOIMAGEM, no MAC-RS, em Porto Alegre. Acervo do MAC-RS.
Sinopse: Trata-se das sutilezas de pequenos movimentos no espaço que remete às propriedades do desenho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P-0-ARssTac . Acesso em 06 de março de 2023.