Panelinhas, 2009
Vídeo SD, 4:3, cor, som, 0’40”
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2009, de autoria do artista Alex Topini (1979, Rio de Janeiro/RS), intitulada “Panelinhas”. A videoarte articula, em 40 segundos, de acordo com o artista, imagem, som e gesto performático, para sinalizar o embate entre grupos que disputam espaço em um mesmo campo de interesse. O vídeo foi selecionado e premiado no 14º Salão dos Novos de Joinville (SC), em 2010, e no 1º Salão Audiovisual do Recôncavo , Cachoeira (BA), também em 2010. O trabalho foi doado ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) pelo artista.
Exposições e prêmios
Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS, Recorte Língua Viva. Galeria Edmundo Rodrigues, Complexo Palacete Pedro Osório, Bagé, RS, 2022.
|
Prêmio: 14º Salão dos Novos de Joinville, SC, 2010.
|
Prêmio: 1º Salão Audiovisual do Recôncavo , Cachoeira, BA, 2010.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.39. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
Mídias relacionadas
O vídeo articula imagem, som e gesto performático, para sinalizar o embate entre grupos que disputam espaço em um mesmo campo de interesse". (TOPINI, 2010)