-
Paisagem
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1739
Título
Paisagem
Autoria
Ano
1993
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
98 x 130 cm
Texto para etiqueta
TERESA POESTER
(Bagé, RS, Brasil, 1954)
Paisagem, 1993
Acrílica sobre tela, 98 x 130 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Exposições e prêmios
- Exposição: MAC, Mostra itinerante. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6° andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 1999.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS , 2011 - 2012.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Pelotas, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.205. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/ . Acesso em 03 de junho de 2022.
CARVALHO, Ana [org]. A MEDIDA do gesto: um panorama do acervo do MACRS. Secretaria do Estado da Cultura, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. 64 páginas. Catálogo de exposição.
GOMES, Paulo; KNAAK, Bianca [org]. Mostra itinerante do MAC. Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Estadual de Artes Visuais, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999, p. 02. Catálogo de exposição
Mídias relacionadas
"Esta série de paisagens iniciaram no período em que vivi na Espanha, no final dos anos 1980, longe da minha paisagem natal. Para muitos autores essa condição de afastamento é essencial para a formação do sentimento de paisagem.Nessa época, fiquei dois anos estudando em Madri com um professor que vinha da escola de Nova Iorque e que me fez descobrir realmente a pintura pois até então, meu trabalho era mais um desenho pintado. Começo a trabalhar em tela, no chão, de uma maneira menos previsível, mais ligada à ideia de abstração.Essa experiência foi fundamental e teve continuidade também nas minhas pesquisas de mestrado e doutorado. Passei a investigar o motivo da paisagem como porta de entrada para a abstração, já que os primeiros abstratos do século XX, como Kandinsky, Mondrian, Paul Klee, ou Monet, por exemplo, priorizaram a paisagem em detrimento de outros assuntos como o retrato ou a natureza morta". (POESTER, 2022, doc.eletr).