-
Memorando
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1088
Título
Memorando
Autoria
Ano
2009
Denominação
Dimensões
10 x 8,5 x 8,5 cm
Notas descritivas
A obra é um objeto composto de um ovo e duas taxas de papel. Uma delas, na cor vermelha, está fincada na parte de cima em diagonal. A outra, na cor azul, está fincada na parte de baixo e funciona como um suporte para o objeto. O objeto está em um recipiente de acrílico transparente e sua base é azul real.
Palavras-chave
Texto para etiqueta
Leonardo Fanzelau
(Porto Alegre, RS, 1983)
Memorando, 2009
Objeto, 10 x 8,5 x 8,5 cm
Doação André Venzon
Aquisição
Doação André Venzon, 2015
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
“Memorando” foi feito em 2009, período em que muito eu pensava em juntar objetos a princípio incompatíveis. Eu havia acabado de concluir meu projeto de graduação em Artes Visuais (2008), que resultou na produção de peças híbridas de brinquedos de playground com aparelhos de tortura. Antes dos híbridos, eu vinha fazendo experimentações com ovo de galinha, através de ações inesperadas e sem perspectiva de êxito - afinal, eram objetos pesados, duros e indelicados que eu tentava harmonizar com o ovo. “Memorando” é a insistência na tarefa de criar incompatibilidades solucionadas. É aproximar materiais pouco avizinhados, equilibrando a fragilidade de um ovo com a dureza pontiaguda de um alfinete. No contexto profissional o memorando é um tipo de documento que serve para estabelecer comunicações rápidas. É na rapidez do instante que se fixa o equilíbrio.
Texto do artista ao MACRS em 25/06/2024
Exposições e prêmios
Nham Nham Nham, Galeria Augusto Meyer, MACRS, 2024
Eventos relacionados
Itens relacionados a este
Eventos
Obras - Acervo MACRS