O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
“Medidas várias” é um desenho em nanquim realizado sobre 40 réguas de madeira que juntas revelam a imagem fragmentada de troncos e formas vegetais. Antes de ser doada ao MACRS, a obra participou do Salão Nacional de Arte de Jataí (Goiás) em 2011. Estas relações entre medidas, matéria e representação nos dão pistas das intenções de Hamerski em sua pesquisa, fazendo com que ao olhar para as réguas possamos perceber a origem deste material e refletir sobre sua exploração. Em seus trabalhos, a artista lança um olhar para o natural dentro das cidades. Segundo ela, o pensamento de que a natureza se insere no ambiente urbano é um equívoco, pois na realidade foi a urbanização que adentrou no mundo natural. Seu interesse é investigar vestígios do que existia no espaço antes de ser urbanizado e como lidamos com essas aparições. Hamerski faz isso explorando diferentes processos do desenho, que vão desde o figurativo até a investigação de sobras de materiais e resquícios do processo de criação — alargando assim suas manifestações.
Comentários/Dados históricos
O trabalho "Medidas Várias" foi realizado em 2011 e faz parte de uma série de trabalhos onde estudo a linha, o suporte e a composição através de desenhos realizados em módulos. Os primeiros trabalhos dessa pesquisa foram desenvolvidos com papel e grafite, em momento posterior grafite sobre madeira, sobre placas de mdf e sobre a própria superfície da parede. Em 2009 realizei a primeira experiência com réguas que foi apresentada na exposição "Em processo" na cidade de Porto Alegre. O trabalho que proponho para o 10º Salão Nacional de Arte é resultado dessas pesquisas e além da exploração dos materiais e da técnica procuro propor uma brincadeira usando o desenho de árvores sobre a madeira industrial e uma escala de medidas, a régua.
Pela artista
Exposições e prêmios
MAC Jataí no 10º Salão Nacional de Arte e faz parte de um catálogo da 9ª, 10ª e 11ª Edição
|
Exposição - "47% - Artistas mulheres no acervo do MACRS", Galeria Xico Stockinger. (2021)