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Comentários/Dados históricos
Baseada no livro "Planolândia" (1884) de Edwin A. Abbott, esta obra propõe um exercício imersivo sobre percepção e limitação espacial. Abbott, ao sugerir a experiência imaginária de viver em um mundo de duas dimensões, abre espaço para a exploração do que seria "ver" sem a profundidade das três dimensões que habitamos.
O trabalho combina as instruções para a criação de paisagens de um manual de desenho e pintura com passagens do próprio livro, criando um guia para se descobrir paisagens ocultas dentro de sua própria casa.
Com instruções que são ao mesmo tempo detalhadas e vagamente imprecisas, o trabalho convida a um processo de descoberta, incentivando uma reavaliação das paisagens cotidianas e da relação entre o espaço físico e a percepção. O espectador é conduzido por um território limítrofe, onde as fronteiras entre a realidade percebida e a realidade imaginada se tornam fluídas, sugerindo que, talvez, as paisagens que procuramos já estejam à nossa volta, mas só se tornam visíveis quando adotamos uma nova forma de olhar.
Texto do artista: https://www.ismaelmonticelli.com/manualencontrar
Exposições e prêmios
Exposição: Todas as coisas, surgidas do opaco, curadoria de Luisa Duarte, Santander Cultural, Porto Alegre, 2014.