O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
Em 2015, quando um amigo me sugeriu pintar “homens bonitos”, inicialmente aquilo me pareceu estranho, e imediatamente comecei a questionar as razões que me levavam a pensar dessa forma. Percebi este estranhamento como uma herança cultural, o que motivou o desenvolvimento da série de pinturas “Abuse”. As mulheres são culturalmente ensinadas a reprimir seu desejo. Em nossa cultura impera uma visão sublimada do corpo feminino, associado a noções de beleza e suavidade, digno de contemplação enquanto o homem costuma ser o sujeito da ação.
O repertório de imagens a que temos acesso, tanto nos meios de comunicação como no âmbito das Artes Visuais (museus, galerias, livros de história da arte), possui importância como representação das desigualdades e na construção cultural. Assim, a pintura de voluptuosos corpos masculinos forjando peças publicitárias, sugere uma reflexão sobre gênero e costumes da sociedade. A série propõe um contraponto a objetificação do corpo feminino. (site artista)
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.202.