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Labirinto Dadá
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Miniatura

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Número de registro
MAC0726
Título
Labirinto Dadá
Autoria
Ano
2002
Denominação
Material/Técnica
Dimensões
62,7 x 57 cm
Palavras-chave
Texto para etiqueta
ROSANA RICALDE
(Niterói, RJ, 1971)
Labirinto Dadá, 2002
Impressão sobre papel-jornal, 62,7 x 57 cm
Doação André Venzon
Aquisição
Doação de André Venzon, 2015
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2002, de autoria da artista Rosana Ricalde (Rio de Janeiro,1971), intitulada “Labirinto Dadá”. O trabalho faz parte de uma impressão de 10 mil exemplares de jornais, onde, segundo Ricalde, partindo do Primeiro Manifesto Dadá (1918) encontrou o significado de cada palavra deste no dicionário, criando uma espécie de labirinto, a leitura do manifesto é atravessada pelo seu significado. No diálogo entre as esferas, a artista subverteu o texto original, transformando-o em um novo texto, o que resultou em novo manifesto. A obra foi apresentada na 1a Bienal Ceará América, em 2002, e foi doada por André Venzon ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
Exposições e prêmios
- Exposição: I Bienal Ceará América de Ponta-Cabeça. Fortaleza, CE, 2002.
|- Exposição: Exercício da Possibilidade. Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Rio de Janeiro, RJ, 2005.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS, Recorte Língua Viva. Galeria Edmundo Rodrigues, Complexo Palacete Pedro Osório, Bagé, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.233. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
RICALDE, Rosana. Rosana Ricalde, Portifólio, Rio de Janeiro, 2019, p. 242. Disponível em: https://issuu.com/rosana_ricalde/docs/rosana-2018 , Acesso em 06 de junho de 2022.
FERREIRA, Glória; RICALDE, Rosana. Entre Imagem e Linguagem. Ed Apicuri, 1º ed. Rio de Janeiro, 2015, p. 114. Disponível em: https://issuu.com/rosana_ricalde/docs/rosanaricalde_livro_33_low__4_ , Acesso em 06 de junho de 2022.
Mídias relacionadas
“Labirinto Dadá - 2002. 10 mil exemplares de jornal onde, partindo do Primeiro Manifesto Dadá encontrei o significado de cada palavra deste no dicionário, criando uma espécie de labirinto, a leitura do manifesto é atravessada pelo seu significado”. Disponível em: https://issuu.com/rosana_ricalde/docs/rosana-2018 , Acesso em 13 de junho de 2022.
"Rosana Ricalde desestruturou o Manifesto Dadá e reinventou-o em forma de verbetes de dicionário. Nesse processo, duas esferas dialogam. Quais são elas? No diálogo entre as esferas, a artista subverteu o texto original, transformando-o em um novo texto, o que resultou em novo manifesto. Explique o título da exposição Exercício de possibilidade, levando em conta que ela representa um manifesto". Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/12774411 , Acesso em 25 de julho de 2022.