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Estante do Escultor
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Miniatura
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Número de registro
MAC0899
Título
Estante do Escultor
Autoria
Ano
2004
Denominação
Dimensões
360 x 140 x 60 cm
Edição
Edição de 3
Descrição
A obra “Estante do Escultor”, de Patrício Farias, trata-se de uma escultura de ferro e concreto, com dimensões de 360 x 140 x 60 cm. A obra, datada de 2004, como o próprio título expressa, é uma estante, composta por 8 nichos de base de vidro e em cada um deles há a presença de uma escultura maciça, nos mais variados formatos (casa, cubo, carretel, arco, entre outros). A estante possui um tom acobreado, próprio das marcas de ferrugem, atribuídas à passagem de tempo e, as esculturas possuem uma tonalidade que varia do branco gelo ao cinza claro, características do material que as compõem, o concreto.
Ficha Técnica
PATRICIO FARÍAS
Arica, Chile, 1940
Estante do Escultor, 2004
Ferro e concreto, 360 x 140 x 60 cm
Doação Patricia Fossati Druck e filhas, Marina e Caetana Druck
Aquisição
Doação Patricia Fossati Druck e filhas, Marina e Caetana Druck
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentário Crítico
Texto Crítico
O trabalho de Patrício Farias é permeado pelo humor e pelo questionamento dos códigos visuais presentes na sociedade contemporânea. Tal como Marcel Duchamp, Farias tensiona a relação entre texto e imagem, entre significado e significante e não poderia ser diferente na obra “Estante do Escultor”. A obra fala de uma problemática presente no cotidiano de um artista, seja ele um pintor, um escultor, um gravurista, etc: o que há na estante de um artista? o que consta entre seus pertences?
Parte da indagação poderia expressar a curiosidade singela do público em conhecer a vida privada e o processo criativo do artista, mas também revela a responsabilidade por parte do artista em materializar em oito esculturas símbolos que representam o ofício do escultor. Alguns símbolos, como carretéis, revelam semelhanças com trabalhos de Farias que exploram a relação entre artefatos e ludicidade, como suas máquinas à semelhança de artefatos de Leonardo da Vinci; outros como cubos, dizem respeito à sua experimentação com a geometria do espaço, deixando um espaço vazio no imaginário do público, para que o espectador crie suas próprias operações de criação de sentido, ao justapor silenciosamente as peças mencionadas. De todo modo, as obras de Patrício Farias, segundo Adolfo Navas (2014) apud Franco (2018) seriam anti coisas, que “brincam com a utilidade falsa de sua apresentação, com o código de sua representação”, onde a quebra de expectativa por parte do espectador é o que o artista intenciona ao apresentar seus trabalhos.
Autoria
Exposições e prêmios
A obra está em exposição permamente no pátio da sede MAC RS 4D.


