-
Escombrarium
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC0978
Título
Escombrarium
Autoria
Ano
1991
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
155 x 120 cm | caixa de caliças 25 x 48,5 x 68,5
Texto para etiqueta
Vera Chaves Barcellos
(Porto Alegre/RS, 1938)
Escombrarium, 1991
Eletrografia e fotografia manipulada sobre tela e caixa de madeira com escombros. 163,5 x 128,5 x 6,5 cm e 25 x 68,5 x 48,5 cm.
Doação Artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
A produção de Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre/RS, 1938) questiona os regimes visuais da arte através da experimentação da imagem. Sua incessante manipulação é realizada a partir da apropriação dos meios de comunicação de massa, da serialização e da utilização de tecnologias de edição antes mesmo da invenção do photoshop.
A obra “Escombrarium” de 1991 compõe o acervo do MACRS e está inserida nas dinâmicas de pesquisa da artista que engloba diferentes técnicas de reprodução, questionando o campo da pintura e da obra de arte única e original. A obra é uma eletrografia, processo de impressão que utiliza um pó pigmentado (toner) seco e eletricamente carregado (carga negativa) para imprimir cópias em papel a partir de um original. Composta pelo quadro e por uma caixa de escombros, reflete, assim, a dualidade entre o bidimensional e o tridimensional dentro do cânone da arte contemporânea.
Autoria
Exposições e prêmios
O Triunfo do Contemporâneo, 2012, Santander Cultural
|Arte Contemporânea RS, 2020/2021, Galeria Xico Stockinger, MACRS
|47% - Artistas mulheres no acervo do MACRS, 2021, Galeria Xico Stockinger, MACRS
|Relações de Pesquisa: processo, experimentação e acervo, 2023-2024, Galeria Xico Stockinger, MACRS