-
Ensimesmado
- Voltar
Miniatura
Compartilhe
Número de registro
MAC1513
Título
Ensimesmado
Autoria
Ano
2012
Denominação
Suporte/Mídia
Dimensões
3:2
Duração (minutos)
2'16
Tamanho do arquivo (kb)
131,8 MB
Notas descritivas
O vídeo "Ensimesmado", de 2012, produzido por Dirnei Prates, possui uma resolução de 720 x 480 pixels e tem uma duração de 02 minutos e 16 segundos. Este registro é feito em filme 35mm e apresenta uma sequência inicial em primeiro plano, onde quatro cachorros, aparentemente da raça vira-lata, são vistos passeando juntos pela areia de uma praia à beira-mar. Em seguida, a câmera direciona o olhar do espectador para o mar, mostrando suas ondas quebrando na areia. No cenário de um céu azulado, são visíveis paraquedas e montanhas ao horizonte. A obra é acompanhada por um som estridente e possui uma filmagem analógica destacando tons de azul e verde envelhecidos.
O vídeo culmina em um enquadramento das pedras próximas à praia, seguido por uma tela preta onde é possível ler o título da obra no rodapé.
Texto para etiqueta
DIRNEI PRATES
(Porto Alegre, RS, Brasil, 1965)
Ensimesmado, 2012
Vídeo SD, 3:2, cor, som, 2’16”
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
A videoarte de Dirnei Prates, desenvolvida dentro do coletivo “Cine Água”, em parceira com Nelton Pellenz, traz o título “Ensimesmado”.Essa palavra é um termo que tem origem no verbo "ensimesmar". Esse verbo, por sua vez, deriva do francês "ensismarer" e se refere ao ato de voltar-se para dentro de si mesmo, de se concentrar nos próprios pensamentos, emoções e reflexões de forma introspectiva. Assim, "ensimesmado" é um adjetivo que descreve alguém ou algo que está imerso em sua própria interioridade, que se encontra absorto em suas próprias contemplações e pensamentos, muitas vezes em um estado de introspecção profunda.A obra convida a mergulhar em um mundo sensorial, onde a natureza e a introspecção se entrelaçam em uma dança visual e sonora.
Autoria
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2012, de autoria do artista Dirnei Prates (1965, Porto Alegre, Brasil), e intitulada “Ensimesmado”. A videoarte, gravada em filme 35mm, foi desenvolvida dentro do coletivo “Cine Água”, em parceria com Nelton Pellenz. O trabalho foi doado ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), pelo artista, através do projeto “Idades Contemporâneas”, de 2012 - que teve como um dos objetivos a criação do núcleo de videoarte do MACRS.
Exposições e prêmios
-Exposição: Idades Contemporâneas. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul(MACRS), 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), Porto Alegre, 2012.
|-Exposição: TIMELINE, Festival Internacional de Videoarte e Cinema Experimental. Cine Santa Tereza, Belo Horizonte, 2022.
|-Exposição: TIMELINE, Festival Internacional de Videoarte e Cinema Experimental. Espai Ateliê, Noks Collective, Santa Efigênia, 2022.
|-Exposição: Cine Open Air GHC, Sunset Garden, Grande Hotel Canela, Canela, 2022.
|MACRS FPS, Galeria Virgilio Calegari, MACRS, 2023
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.95. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/ Acesso em 03 de junho de 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
“Ensimesmado - Dirnei Prates – 2´16” - 2012 - Sempre a fazer teus castelos de areia”. Disponível em: http://www.timelinebh.com/2015/ . Acesso em 22 de fevereiro de 2023.
|Cine Água - Dirnei Prates e Nelton Pellenz - MAC USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7B0B3aDQ1RQ . Acesso em 22 de fevereiro de 2023.
|“No MACRS, nos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana, reunidas sob a designação de “Idades Contemporâneas”, encontram-se três diferentes mostras, com obras de artistas cuja produção recente será incorporada ao acervo do Museu. Na primeira seção, alocada na Galeria Sotero Cosme, a curadora Ana Zavadil apresenta “Poéticas em Paralelo”, com artistas que situam o seu intervalo de ação a partir da virada deste novo século. As obras escolhidas foram todas concebidas para esta exposição, sem um tema específico, pois o que está proposto é um cotejamento entre diferentes projetos estéticos contemporâneos. Em uma sala escura, no fundo desta mesma galeria, os curadores Paulo Gomes e Marcelo Gobatto organizaram a mostra “Corpoimagem” com uma coleção mais de 40 artistas que trabalham em vídeo. São filmes e propostas que, segundo os curadores, “têm renovado tanto a produção do que vemos como a forma de os artistas se relacionarem com o cinema.” Os vídeos que estão sendo apresentados em quatro telas em sequência contínua inauguram o Núcleo de Videoarte do MACRS. Almofadas e fones de ouvido facilitam a audição e dão conforto aos espectadores.” (PRESTES, 2015, doc.eletr). Disponível em: https://www.ufrgs.br/artereflexoes/site/2015/12/21/as-artes-visuais-em-muitas-cenas/ . Acesso em 01 de março de 2023.