-
Elis, quem grita vive contigo
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1035
Título
Elis, quem grita vive contigo
Autoria
Ano
1984
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
48 x 67 cm
Notas descritivas
Doada por Renato Rosa, a obra é um desenho, com dimensões 50 x 70 cm, do ano de 1984. O desenho de uma porteira ocupa o primeiro plano da tela, levemente posicionada à sua esquerda. Uma ripa de madeira em posição vertical faz apoio à duas ripas de madeira paralelas e horizontais. A ripa vertical é branca, possui ranhuras em preto, posicionada um pouco abaixo da linha superior do topo do plano, com o seu comprimento indo até a linha inferior do plano. Ao fim de sua extensão, um “x” pintado em tom vermelho marca sua dimensão entre a ripa horizontal inferior e o fim da imagem. A ripa horizontal superior possui doze listras diagonais largas. A primeira listra é em tom verde escuro, seguida de vermelho, intercalando as cores até a oitava listra. Uma nova lista surge em tom amarelo fechado, seguida de uma listra vermelha, outra listra amarela e por fim, vermelha. Entre a oitava e décima primeira listras, próximo ao canto direito, está sobreposta a palavra “elis”, em letras maiúsculas, seguida de “:” em cor preta. Um pequeno aro oval fino em cor preta envolve a ligação entre a ripa vertical e a ripa horizontal superior. A ripa inferior é branca com ranhuras pretas. Há uma frase escrita em letras maiúsculas, em preto, com os dizeres “quem grita vive contigo”, seguida de “.” ao longo de toda a extensão da ripa horizontal inferior. Em tamanho pequeno consta a assinatura da artista e data da obra a lápis, posicionada abaixo da ripa horizontal inferior, no canto direito. O segundo plano da tela é preenchido com um tom bege chapado.
Texto para etiqueta
ANA ALEGRIA
Porto Alegre, RS, Brasil, 1947
Elis, quem grita vive contigo, 1984
Serigrafia sobre papel, 48 x 67 cm
Doação Renato Rosa
Aquisição
Doação Renato Rosa
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Exposições e prêmios
Exposição 47% artistas mulheres no acervo do MACRS, Galeria Sotero Cosme, MACRS, 2021
|- Exposição - "Palácio Contemporâneo", Palácio do Piratini. (2022)
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
Ana Alegria se inspira em universos utópicos, fantásticos e mitológicos. [...] O mundo imaginário desta artista é lúdico e leve, mas de maneira muito sutil, o conteúdo simbólico de um signo, de uma figura, lhe confere grande profundidade.
Referências:
ROSA, Renato, PRESSER, Décio. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. 527p. R700.98165 R7887d 2. ed.
Itens relacionados a este
Eventos
Obras - Acervo MACRS