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Die Faust
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Miniatura

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Número de registro
MAC1433
Título
Die Faust
Autoria
Ano
2010
Denominação
Suporte/Mídia
Dimensões
3:2
Duração (minutos)
4'48
Tamanho do arquivo (MB)
12,3 MB
Notas descritivas
No vídeo, de 2010, intitulado "Die Faust", de 4 minutos e 48 segundos, com resolução de 426 x 360 pixels e datado de 2010, a artista Veronika Veit apresenta uma obra que aborda o desejo por um novo começo no final dos anos 1950 na Alemanha, após os horrores da guerra e do nazismo. A narrativa visual se desenrola em um cenário sóbrio dos anos 1960, focando na relação entre mãe e filha como um reflexo da época e da memória coletiva.A cena inicial mostra a mãe e a filha envolvidas no ritual feminino de enrolar fios, simbolizando uma ligação íntima e ao mesmo tempo as responsabilidades de cada uma. A mãe, representada como satisfeita e realizada em seu papel, mantém controle sobre a situação, inclusive quando um peixe salta da cafeteira, demonstrando autoridade ao lidar com o imprevisto e até mesmo arrancando a cabeça do peixe de forma autoritária. A filha, por sua vez, exibe obediência mesclada com um certo desafio em sua postura, permanecendo inalterada mesmo diante do acontecimento. A estética do vídeo é marcada por elementos visuais dos anos 60, com cores coloridas em tons pastéis que refletem a atmosfera da época retratada. O som contínuo de piano ecoa a cada cena, criando uma trilha sonora que complementa a narrativa visual e reforça a ambientação temporal do trabalho artístico.
Texto para etiqueta
VERONIKA VEIT
(Munique, Alemanha, 1968)
Die Faust, 2010
Vídeo SD, 3:2, cor, som, 4’48”
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
No vídeo "Die Faust (O Punho)", Veronika Veit explora a delicada teia da relação mãe-filha. A cena se desenrola em um cenário simples dos anos 1960, permeado pela nostalgia da memória. A artista joga luz sobre as dinâmicas entre suas duas protagonistas: a mãe e a filha se conectam através do ritual feminino de enrolar fios de lã, simbolizado por um fio cinza. A mãe parece plenamente satisfeita em seu papel, enquanto a filha oscila entre obediência e desafio. Nem mesmo a súbita aparição de um peixe saltando da cafeteira altera a dinâmica estabelecida. A mãe mantém um controle autoritário sobre os acontecimentos, culminando em um momento de violência metafórica quando ela arranca a cabeça do peixe. Apesar disso, ela retoma sua serenidade, retocando o batom como se nada tivesse acontecido. Neste vídeo, capturado em 2010 e agora parte da prestigiada Coleção Goetz em Munique, Veit oferece uma visão absurda e humorística das relações familiares, especialmente das décadas de 50 e 60. Através dessa obra, ela examina como temas tabus eram tratados naquela época, destacando a necessidade de restaurar a harmonia familiar rapidamente, mesmo que às custas da comunicação genuína e da resolução de conflitos mais profundos.
Autoria
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2010, de autoria de Veronika Veit (1968, Munique, Alemanha), e intitulada “Die Fust”, que em tradução livre do alemão para o português significa
“O Punho”. A videoperformance foi doada ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), pela artista, após a mostra “Sob constante ameaça” em 2012. No mesmo ano, o trabalho participou do projeto “Idades Contemporaneas”, que teve como um dos objetivos a criação do núcleo de videoarte do MACRS.
Segundo a curadora Andrea Holzherr (2010):
Em seu vídeo "Die Faust" (o punho) Veronika Veit aborda o relacionamento mãe-filha de maneira muito específica. A cena se passa em um cenário conservador do início dos anos 1960, e também é sobre a lembrança. Nesta obra, a artista ilumina a relação entre seus dois protagonistas. Mãe e filha estão ligadas pelo ritual tipicamente feminino de enrolar fios ou por um fio de lã cinza. A mãe parece satisfeita, completamente absorvida em seu papel; a menina é obediente, mas há desafio em seu comportamento. Seu comportamento não muda mesmo quando um peixe salta repentinamente da cafeteira. A mãe mantém o controle autoritário sobre o que está acontecendo e acaba arrancando a cabeça do encrenqueiro. Depois disso, como todas as mães monstros, ela calmamente puxa os lábios.
Para a artista a poética da sua videoperfomance aborda o desejo do final dos anos 1950 por um novo começo, recuperação e esquecimento do horror da guerra e da era nazista na Alemanha. Em muitas famílias, a violência vivida foi silenciada e preferiu-se reprimir o passado a lidar com ele.
Exposições e prêmios
-Exposição: Sob constante ameaça. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul(MACRS), 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), Porto Alegre, 2012.
|-Exposição: No Place like Home. Haus der Kunst, Munique, Alemanha, 2016.
|MACRS FPS, Galeria Virgilio Calegari, MACRS, 2023
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.161. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/ Acesso em 03 de junho de 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
Die Faust, on Vimeo. Disponível em: https://vimeo.com/365494754 . Acesso em 02 de março de 2023.
“Em seu vídeo "Die Faust", Veronika Veit trata muito especificamente da relação mãe-filha. A cena se passa em um cenário conservador dos anos 1950. A artista ilumina em detalhes a relação entre suas duas protagonistas: a mãe segura um pedaço de lã, que a filha de aproximadamente 10 anos enrola em uma bola antes de tricotar. Naquela época, o enrolamento de fios ainda era uma atividade tipicamente feminina. Mãe e filha estão conectadas por um fio cinza. Enquanto a mãe segue as convenções sem resistência, o desafio ressoa na postura da criança.
Como se do nada, o punho de um homem bate na mesa e deixa um peixe se contorcendo ali. A tensão entre pai, mãe e filho é quase insuportável. Um esclarecimento da situação brutal não está à vista. A criança é obediente e finalmente entrega o batom para a mãe depois que ela morde a cabeça do peixe perturbador. Pastelão e seriedade amarga se misturam neste vídeo. Ele aparece como uma breve declaração sobre os relacionamentos conturbados nas famílias alemãs do pós-guerra, que ainda hoje causam impacto.
Veronika Veit (1968), vive e trabalha em Munique. Veit estudou escultura na Academia de Belas Artes de Munique de 1989 a 1995. Em 2006, ela recebeu o Prêmio do Estado da Baviera de Belas Artes por seus objetos, esculturas e instalações, algumas das quais ela combina com animações de computador e efeitos sonoros. Enquanto Veit lidou com objetos do cotidiano em seus trabalhos anteriores e, assim, colocou a questão histórica da arte da relação entre imagem e objeto, em suas instalações multimídia mais recentes ela se concentra nas pessoas. Ela traça semelhanças e diferenças, inseguranças, poses ou peculiaridades. Os filmes de vídeo são produzidos desde 2010, cujas histórias inicialmente parecem divertidas e divertidas. Por trás disso, porém, sempre se esconde uma forma perigosa, às vezes inconscientemente violenta, de lidar uns com os outros.” (NÄCHSTER BEITRAG, doc.eletr). Disponível em: https://hausamwaldsee.de/blog/veronika-veit-die-faust-2010/ . Acesso em 02 de março de 2023.
“O filme aborda o desejo do final dos anos 1950 por um novo começo, recuperação e esquecimento dos horrores da guerra e da era nazista na Alemanha. Em muitas famílias, a violência vivida foi silenciada e preferiu-se reprimir o passado a lidar com ele.
Em seu vídeo "Die Faust" (o punho) Veronika Veit aborda o relacionamento mãe-filha de maneira muito específica. A cena se passa em um cenário conservador do início dos anos 1960, e também é sobre a lembrança. Nesta obra, a artista ilumina a relação entre seus dois protagonistas. Mãe e filha estão ligadas pelo ritual tipicamente feminino de enrolar fios ou por um fio de lã cinza. A mãe parece satisfeita, completamente absorvida em seu papel; a menina é obediente, mas há desafio em seu comportamento. Seu comportamento não muda mesmo quando um peixe salta repentinamente da cafeteira. A mãe mantém o controle autoritário sobre o que está acontecendo e acaba arrancando a cabeça do encrenqueiro. Depois disso, como todas as mães monstros, ela calmamente puxa os lábios.”
(Andrea Holzherr: O Mito da Infância, Ludwigshafen, 2010). Disponível em: https://veronika-veit.com/wp-cms-2020/video/ . Acesso em 02 de março de 2023.
“No vídeo de animação Die Faust (o punho), que foi filmado em 2010 e desde então encontrou seu lugar na Coleção Goetz e também foi exibido na exposição de 2016 “No place like home” na Haus der Kunst, Munique, mãe e filha sente-se em uma sala mobiliada no estilo dos anos 1950 enquanto enrola o fio. De repente, um punho bate na mesa e um peixe salta da cafeteira e cai sobre a mesa com as barbatanas batendo. A mãe o enfia de volta na cafeteira, observada de perto pela filha. A mãe que age com sangue frio controla a situação com a maior brutalidade, mas o olhar questionador da filha permanece. Absurdo, mas também com muito humor, o artista encena o manejo de assuntos tabus nas famílias, principalmente na década de 1950. Veit: O filme deveria mostrar como a violência e a comunicação eram tratadas no final dos anos 50. Tudo tinha que ficar bom de novo de uma vez e muita coisa foi varrida para debaixo do tapete.” (UNPAINTED, doc.eletr). Disponível em: https://www.unpainted.net/en/artwork/veronika-veit-faust-photo-prints/ . Acesso em 02 de março de 2023.