-
Coca Cola Êra Êra
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1489
Título
Coca Cola Êra Êra
Autoria
Ano
2011
Denominação
Dimensões
16:9
Duração (minutos)
2'30''
Tamanho do arquivo (MB)
75,5 MB
Texto para etiqueta
ISABEL RAMIL
(Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1989)
Coca Cola Êra Êra, 2011
Vídeo SD, 16:9, cor, som, 2’30”
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Segundo a artista a obra é um vídeo que partiu da vontade de usar imagens que registrou durante uma função de marcação e castração de bois. A partir disso, iniciou-se uma experiência de pensar nesses corpos que são “manejados, moldados, marcados pela vontade, a conveniência e o prazer do outro” e então estabelecer um paralelo com seu próprio corpo, o corpo de uma mulher. No vídeo Isabel Ramil aparece nua atrás de uma cerca de madeira em um campo. Segundo a artista, a cena faz referência a um quadro antigo do programa Zorra Total e também a imagens de PinUps. O áudio do vídeo foi retirado de um leilão de uma novilha vermelha, evento natural em uma região pecuarista como o estado do Rio Grande do Sul.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2011, de autoria da artista Isabel Ramil (Rio de Janeiro/RJ, 1989), e intitulada “Coca-Cola Êra-Êra”. A videoarte apresenta elementos de ironia, no qual uma mulher aparece nua atrás de uma cerca, enquanto o som transmite a narração de um rodeio. A obra foi doada ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), pela artista.
Exposições e prêmios
47% - Artistas mulheres no acervo do MACRS", Galeria Augusto Meyer. (2021)
|Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Espaço Incomum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.134. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
"No vídeo acima, a artista Isabel Ramil que participará da mostra com o trabalho “Coca Cola Êra Êra” (2011), comenta sobre sua pesquisa artística que culminou na produção do trabalho". Disponível em: https://www.facebook.com/contemporanears/videos/269067804217469/ , Acesso em 07 de junho de 2022.