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Caminho
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Miniatura
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Número de registro
MAC1042
Título
Caminho
Série
Passagem
Autoria
Ano
2012
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
70 x 100 cm
Texto para etiqueta
RAFAEL PAGATINI
(Caxias do Sul, RS, Brasil, 1985)
Caminho, 2012
Série Passagem, 2011-2012
Acrílica sobre tela perfurada, 70 x 100 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2011
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Exposições e prêmios
Exposição - Arte Contemporânea RS, Galeria Sotero Cosme (2020/2021)
|Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Pelotas, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.221. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
|KIEFER, Luisa. Espaço, tempo e seus desdobramentos na obra de Rafael Pagatini. 6 Arte & Ensaios | revista do ppgav/eba/ufrj | n. 27 | dezembro 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/download/20745/11901 . Acesso em 09 de fevereiro de 2023.
Mídias relacionadas
Passagem (2012)Tinta acrílica sobre linho perfurado, 100x70cm.
Série de trabalhos que consiste em telas de linho perfuradas a partir de uma retícula de pontos. Quando esticada no bastidor de pintura a imagem se apresenta através do jogo entre a luz do ambiente e a parede branca em que a obra está instalada, promovendo assim o jogo entre ausência e presença da imagem. O trabalho parte de registros fotográficos da paisagem a partir do interior de um ônibus em movimento e faz referência à relação entre memória e deslocamento. O cruzamento entre linguagens cria um elemento híbrido que se associa à histórica da arte através da relação entre pintura e fotografia como “janelas” para o mundo.” (PAGATINI, 2012, doc.eletr). Disponível em: https://rafaelpagatini.com/passagem . Acesso em 09 de fevereiro de 2023.
Quando nos aproximamos de uma de suas obras, vemos primeiramente esse esforço manual: os entalhes da madeira (série Brumas) ou os furos da tela (série Passagem). A retícula criada por Pagatini nos permite formar uma imagem nítida à medida que nos afastamos da obra, desvelando-a. Vemos o instante registrado pelo artista e podemos ser transportados para essa paisagem, que nos coloca diante da reflexão sobre o tempo e o espaço. Nesse contexto, é importante compreender como a poética do artista mistura-se à voz que narra e escreve; à voz que observa e registra através da gravura; e, mais especialmente, à voz de quem lê ou contempla uma de suas obras e com a do próprio autor.” (KIEFER, 2013, p.115). Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/download/20745/11901 . Acesso em 09 de fevereiro de 2023.
|Passagem 3 [Série Passagens], 2012. Rafael Pagatini, Acrílica sobre tela perfurada. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra67043/passagem-3-serie-passagens . Acesso em 09 de fevereiro de 2023.