-
Atlas
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1947
Título
Atlas
Autoria
Ano
2022
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
36 x 36 cm
Notas descritivas
Atlas é produzida em técnica mista que utiliza os seguintes materiais em sua composição: acrílica, Nanquim, Lápis de cor, Marcador e Pigmento ouro sobre papel Kraft. A obra mede 36 x 36 cm e retrata um jovem negro que está agachado lendo um livro, sobre suas costas um enorme globo. A composição figurativa ocupa 34 x 23 cm. O rapaz está agachado, com a perna direita ajoelhada no chão. A perna esquerda, flexionada em um ângulo de 45 graus, sustenta o braço esquerdo, o punho fechado cobre a região maxilar num gesto expressivo que nos remete ao “pensador”, de Rodin.
Com a mão direita segura o livro, cuja contracapa dourada possui uma estrela azul de quatro pontas. As folhas do livro são verde piscina. Sobre suas costas há um enorme globo na cor azul marinho. Sobrepostas a ele temos várias estrelas douradas de quatro pontas e de diferentes tamanhos.
O personagem veste uma calça branca, está sem camisa e descalço. Seu cabelo é loiro e, assim como o livro e as estrelas, foi pintado com pigmento ouro. O corte de cabelo, cortado “na régua”, segue um dos inúmeros estilos que integram a estética da juventude periférica brasileira: bem raspado nas laterais e na nuca, com uns 2cm de comprimento no topo, pintado de loiro. Na região frontal da cabeça, o quadrado desenhado à navalha, como se fosse uma moldura na testa. O plano de fundo da imagem é de um azul celeste que contrasta com a pele negro azulada do rapaz.
Texto para etiqueta
EMERSON ROCHA
(São Roque, SP, 1997)
Atlas, 2022
Acrílica, Nanquim, Lápis de cor, Marcador e Pigmento ouro sobre papel Kraft
36 x 36cm
Aquisição por compra e doação AAMACRS
Aquisição
Aquisição por compra e doação AAMACRS
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Segundo Emerson Rocha, a pintura "atlas" surgiu a partir de uma investigação bastante pessoal sobre a trajetória do negro desde a sua infância. Propõe uma reflexão acerca das responsabilidades que pessoas negras muitas vezes precisam assumir ainda muito jovens, carregando fardos que os impossibilitam de experienciar ou equilibrar outras vivências como por exemplo a produção de conhecimento. A obra também põe em pauta os estereótipos raciais que criminalizam a juventude negra e periférica e fazem com que não sejam vistos como indivíduos.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2022, de autoria de Emerson Rocha (São Roque, SP, 1997), e intitulada “Atlas”. Segundo o artista, a inspiração surgiu como uma investigação bastante pessoal sobre a trajetória do negro desde a sua infância. A pintura é inspirada na fotografia “The Beginning Of A New Life”, do fotógrafo ganense Michael Aboya. O trabalho foi doado ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), por meio da Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (AAMACRS), em 2022.
Exposições e prêmios
- Exposição: MACRS +D, Galeria Augusto Meyer, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 3° andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2022
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
"Sobre aprender a equilibrar o peso do mundo nas costas e, ao mesmo tempo, manter o foco nos nossos sonhos. por mais pesado e difícil que possa ser. mas aí, quando é que foi fácil pra gente? crianças pretas desde cedo aprendem que precisam se esforçar duas (às vezes três, quatro) vezes mais que geral pra conseguir o mínimo. “nunca saia sem seu rg”, “nunca corra em lugar muito movimentado”, sempre esteja limpo e bem vestido“, “estude pra não passar pelo que eu passei”. tudo isso eu já ouvi da minha mãe. são atitudes e ensinamentos que garantem nossa sobrevivência. aprendizados que eu e tantos outros garotos pretos levam pra vida e nos ajudam a existir e resistir. foco em ser duas vezes o melhor que pudermos ser, mas por nós e não pelo outros. fé e força! 💫 esse foi feito inspirado numa fotografia do sensacional Michael Aboya" (ROCHA, 2022, doc.eletr). Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cjxoap1OQDW/?hl=pt . Acesso em 18 de novembro de 2022.
|"The Beginning Of A New Life | In life, the end of a story is the beginning of something beautiful. Just like a tiny seed we know that in order to grow we need to be dropped into the dirt, covered in darkness and struggle to reach the light says Sarah king and finally little by little, day by day, acquiring knowledge and understanding from dirt we become just like the tree, we stay grounded and deeply rooted while reaching for the sky and growing strong without notice, bearing the best fruit. I created this image just to say nothing begins a beautiful story without growing through the dirt." (ABOYA, 2022, doc.eletr). Disponível em: https://www.instagram.com/p/B3WfvIpJGOk/?hl=pt . Acesso em 18 de novembro de 2022.