-
Cadê Você
- Voltar
Miniatura
Compartilhe
Número de registro
MAC1813
Título
Cadê Você
Autoria
Elaine Tedesco | Glaucis de Morais | Kevin Agnes | Marion Velasco
Ano
2012
Denominação
Dimensões
3:2
Duração (minutos)
01'41
Tamanho do arquivo (kb)
97,4MB
Notas descritivas
"Cadê Você?" é uma videoarte co-criada pelos artistas Elaine Tedesco, Glaucis de Morais, Kevin Agnes e Marion Velasco. O vídeo, com uma resolução de 720 x 480 pixels e uma duração de 1 minuto e 45 segundos, nos envolve em uma jornada sensorial. A obra começa com o título aparecendo na tela, acompanhado pelos primeiros acordes da música "Mystery" da banda gaúcha de indie rock The Plastic Dream, com letra e voz de Marion Velasco. Imediatamente somos transportados para o alto mar, como se estivéssemos a bordo de um barco em alta velocidade. Uma aura de nostalgia é criada pelo filtro lilás que adorna a imagem, conferindo um toque retrô à narrativa. O próximo cenário nos apresenta a figura de uma mulher de costas, apoiada em uma cerca de madeira, contemplando o infinito através do oceano. Seu vestido rosa com listras pretas dança ao vento beira-mar, assim como seus cabelos curtos e ruivos. À medida que a narrativa se desenrola, o mar, o barco, a mulher e seus cabelos ruivos se entrelaçam em uma coreografia visual de cortes rápidos, sincronizados com a envolvente trilha sonora.
A obra culmina com os créditos finais.
Texto para etiqueta
ELAINE TEDESCO; GLAUCIS DE MORAIS; MARION VELASCO; KEVIN AGNES
(Porto Alegre, RS, 1963)
(Lajeado, RS, 1972)
(Porto Alegre, RS, 1960)
(s/d)
Cadê você, 2012
Vídeo SD, 3:2, cor, som, 1’41”
Música: Mystery, MARION VELASCO/ PLASTIC DREAM
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2012, de autoria da artista Elaine Tedesco (1963, Porto Alegre, Brasil), e intitulada “Cadê você”. A videoarte é um trabalho realizado em conjunto com os artistas Glaucis de Morais, Kevin Agnes e Marion Velasco - que participa com a sua banda “plastic dream” na trilha do vídeo. O trabalho foi doado ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), pela artista, através do projeto “Idades Contemporâneas”, de 2012 - que teve como um dos objetivos a criação do núcleo de videoarte do MACRS.
Exposições e prêmios
-Exposição: Idades Contemporâneas. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul(MACRS), 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), Porto Alegre, 2012.
|- Exposição: Fazer e Desfazer a Paisagem. Casa de Cultura da UFJF, Minas Gerais, 2012.
|- Exposição: Fazer e Desfazer a Paisagem. Pinacoteca da Feevale, Novo Hamburgo, 2012.
|- Exposição: Fazer e Desfazer a Paisagem. Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP), São Paulo, 2012.
|- Exposição: Fazer e Desfazer a Paisagem. Galeria Xico Stockinger, Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul(MACRS), 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), Porto Alegre, 2013.
|-Exposição: Cine Open Air GHC, Sunset Garden, Grande Hotel Canela, Canela, 2022.
|-Exposição: Cine Esquema Novo em Acervo. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul(MACRS), 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), Porto Alegre, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.95. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/ Acesso em 03 de junho de 2022.
|KEY, Sandra [org]. Fazer e Desfazer a Paisagem. UFRGS, Instituto de Artes, PPGAV, Porto Alegre, 2012, p. 28-32. Catálogo de Exposição. Disponível em: https://www.sandra-rey.com/_files/ugd/b21dee_34961851e86e4329889560bce91306f4.pdf , Acesso em 17 de junho de 2022.
|RABELLO, Lu; TEDESCO, Elaine [org]. Estúdio 88: Documentação de videoperfamances. Ed Azulejo Arte Impressa, Porto Alegre, 2020, p. 68-69. Disponível em: https://issuu.com/marion-velasco/docs/est_dio_88_-_documenta__o_de_videoperformances . Acesso em 19 de outubro de 2022.
Mídias relacionadas
“Inicialmente pode-se afirmar que a paisagem é o horizonte que a vista abrange, ou um conjunto de elementos naturais ou artificiais de um espaço exterior, observados de determinado lugar. Milton Santos afirma que a paisagem não é formada apenas de volumes, daquilo que a vista abarca, mas, também, de cores, movimentos, odores, sons. A paisagem é também um gênero da pintura e, nesse contexto, traz consigo a noção de um recorte do campo de visão, a paisagem pictórica é estática. A ideia de paisagem como um quadro, um recorte ou uma duração específica é uma abstração conceitual da forma como se percebe o espaço onde o corpo se encontra, uma abstração focada na noção de um ponto de vista fixo sobre o mundo. “Uma invenção da qual esquecemos a origem” . Na arte ocidental, o gênero paisagem está associado à representação de elementos da natureza e se ancora em uma série de códigos herdados desde o Renascimento: as linhas de perspectiva, o alto e o baixo, elementos posicionados em diferentes planos, as distâncias e escalas, assim como a horizontalidade do quadro, convenção esta que se difere da cultura oriental, em que as paisagens e seus elementos convencionados (montanhas, árvores e caminhos) se estruturam em um plano vertical. (TEDESCO, 2012, p.25-26). Disponível em:https://www.sandra-rey.com/_files/ugd/b21dee_34961851e86e4329889560bce91306f4.pdf . Acesso em 16 de fevereiro de 2023.