-
Da série Aparatos para o sono
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1816
Título
Da série Aparatos para o sono
Autoria
Ano
1993
Denominação
Suporte/Mídia
Dimensões
200 cm x 50 cm x 30 cm
Texto para etiqueta
ELAINE TEDESCO
(Porto Alegre, RS, Brasil, 1963)
Da Série Aparatos para o Sono, 1993
Nylon, feltro, metal e penas,
200 x 50 x 30 cm
Doação de artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 1993, de autoria da artista Elaine Tedesco (1963, Porto Alegre/RS), intitulada “Aparatos para o sono”. A obra faz parte de uma série de trabalhos projetados por Tedesco nos anos 90, durante sua estadia em São Paulo. Segundo a artista, os trabalhos eram feitos com tecidos, espuma, penas, tubos e fios de cobre e outros materiais. Eram, também, confeccionados na dimensão do corpo humano, tendo formas que tinham como referência objetos para uso em torno do corpo quando este está deitado na cama: travesseiro, edredon, saco de dormir, colchão. A presença inesperada desses objetos em locais públicos, como exposições, traz dúvida sobre sua utilidade e leva a pensar sobre sua relação com o espaço onde se encontram. A obra foi doada pela artista ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
Exposições e prêmios
- Exposição: O silêncio antes da sombra. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2021.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Espaço Incomum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, 2022.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS, Recorte Corporificação. Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Caxias do Sul, RS, 2022.
|MACRS FPS, Fotogaleria Virgilio Calegari, MACRS, 2023
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.94. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
|MATTES, Aletea. Cidade – Corpo na produção artística de Elaine Tedesco. PPGAV/UDESC. Florianópolis, 2010, p. 203-221.
|TEDESCO, Elaine. Passagens e desdobramentos entre o repouso e o isolamento na constituição de uma poética visual. Dissertação de mestrado em Poéticas Visuais. Instituto de Artes, Programa de Pó -Graduação em Artes Visuais. UFRGS, 2002. p. 15-24. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/4106 , Acesso em 04 de agosto de 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
"(...) Esses primeiros trabalhos tridimensionais têm a ver com o Dois Nós Dois, da série Aparatos para o Sono de 1997?
Primeiramente, eu usei alguns tipos de metal, mas principalmente o cobre, para fazer os emaranhados. Depois comecei a trabalhar um pouco com a espuma. Foi esta a passagem, mas até chegar aos Aparatos para o sono demorou um tempo. Fiquei quatro anos ainda fazendo desenhos e trabalhos com espuma e fios de cobre. A mudança aconteceu em 1990, quando fui morar em São Paulo. Fiquei quase um ano lá e decidi, por minha conta, começar a freqüentar a biblioteca da USP, a ler e atualizar minha formação. Como os Aparatos para o sono surgiram é uma história biográfica: tive um período de insônia e numa dessas noites eu pensei: “Ah, chega de não dormir, vou fazer alguma coisa com isso”. Aí pensei neste título, os Aparatos para o Sono, ou seja, uma série de coisas que eu precisaria para dormir. Comecei a criar os objetos com tecido. Em São Paulo, fiz só uns protótipos, achando fios de cobre na rua, comprando tecido, usando espuma". Disponível em: http://iberecamargo.org.br/entrevista-com-elaine-tedesco/ , Acesso em 04 de agosto de 2022.
Itens relacionados a este
Eventos
Obras - Acervo MACRS