-
Anaconda
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1833
Título
Anaconda
Autoria
Ano
2013
Denominação
Material/Técnica
Dimensões
1600 cm
Local de produção
Notas descritivas
A obra do artista Carlos Zerpa “Anaconda” (2013) faz alusão a uma anaconda de 20 metros de comprimento, feita com mais de 14 mil discos.
Texto para etiqueta
Carlos Zerpa
(Venezuela, 1950)
Anaconda, 2013
Disco de vinil, dimensões variáveis
Doação Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Aquisição
Doação Fundação Bienal de artes visuais do Mercosul, 2015
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra foi doada pela Fundação Bienal do Mercosul, na sua 10ª edição, para o acervo do MACRS. O artista venezuelano tem como intuito trabalhar temas que vão desde assuntos cotidianos à história nacional, ao mesmo tempo em que invadem a história da arte e a cultura contemporânea. Na obra, o artista trabalha a partir do termo de antropofagia, que refere-se ao ato de comer ou devorar a carne de um ser vivo, na intenção de incorporar os saberes e experiências para si. Aqui, a anaconda absorve os discos, que sozinhos cumpriam suas individualidades, mas que agora apropria-se, na pretensão de estender os seus conhecimentos.
Exposições e prêmios
10ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS, 2015
|Acervo em Foco - Carlos Zerpa, Espaço Vasco Prado, MACRS, 2023
Eventos relacionados
Itens relacionados a este
Eventos
Obras - Acervo MACRS