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A máscara da noite no espelho em dia de análise
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Miniatura
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Número de registro
MAC0220
Título
A máscara da noite no espelho em dia de análise
Autoria
Data
2019
Ano
2019
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
60 x 49,5 cm
Texto para etiqueta
LETÍCIA LOPES
(Campo Bom, RS, Brasil, 1988)
A máscara da noite no espelho em dia de análise, 2019
Acrílica e spray sobre tela, 60 x 49,5 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Exposições e prêmios
Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Espaço Incomum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.157. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
Mídias relacionadas
"Há algum tempo acompanho com interesse a descrição das luzes artificiais na pintura de Letícia Lopes. Em cenas predominantemente noturnas, esses trabalhos são construídos primeiro pelas camadas de cores claras — uma paleta em que o cruzamento de tons ácidos e outros pastéis gera uma vibração similar a de lâmpadas fluorescentes —, para depois serem recobertos pelos azuis ou verdes profundos, mas especialmente pelo preto. Os trabalhos são baseados em fotografias e a imagem espectral decorrente deste procedimento pictórico sugere um mundo de fantasmagorias que se multiplicam e são transferidas de uma materialidade a outra. Além da reflexão sobre a própria imagem enquanto fantasma, com suas dinâmicas de presença, ausência e retorno, esses trabalhos inspiram pensar sobre aquilo que acontece no escuro e cujos efeitos são percebidos indiretamente. Há algo de terror e a criação de uma atmosfera psíquica atormentada parece ter sido a saída encontrada pela artista para comentar sobre o horror social generalizado. Em diversos trabalhos, Lopes representa lustres, paisagens com poucos acontecimentos e figuras humanas que não sabemos se estão mortas ou se são esculturas. Em outros, peles de animais ou cenas de caça são construídas de modo que presa e predador se fundem em uma única forma. São temas que parecem pertencer a outro tempo — suspenso, imaginário— e o mistério dessas pinturas é claramente mediado pelos códigos do cinema, seus enquadramentos, texturas e títulos. As figuras “sangram” o quadro, a pintura reproduz a luz do flash e o contra-plongée reitera a tensão entre assombração e vigilância". (MUNIZ, 2021). Disponível em: https://www.premiopipa.com/wp-content/uploads/2019/03/Carta-aos-espectros_2021-leandro-muniz-port-e-ing-Leti%CC%81cia-Lopes.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2022.
|Podemos imaginar que existam pelo menos três fases nesse processo; a da seleção, algo naquelas imagens lhe chama a atenção, indica interesses, deflagra suspeitas e presságios acerca do que possam vir a constituir uma vez colocadas em relação; da reunião, pois o conjunto que permanece na parede corresponde a uma fração do seu acervo, do seu universo das imagens, um conjunto que é filtrado para ser colocado em operação. A terceira parte, da articulação, onde elas estão continuamente se propondo em grupos associados que se dissolvem e recompõem nas múltiplas proposições ali contidas. É uma forma de constelar, uma maneira de pensar a reunião dos componentes, onde a forma de agrupar tem um peso equivalente ao porquê daquelas peças estarem ali reunidas. Uma determina e é determinada pela outra, como Leticia comenta “… revela-se na aproximação e reorganização de várias imagens, como também está latente: está apenas à espera da próxima imagem, coisa ou desenho que lhe completará o significado. ” (ROCHA, 2015). Disponível em: https://www.premiopipa.com/wp-content/uploads/2019/03/Fabulac%CC%A7o%CC%83es-acerca-do-trabalho-de-leti%CC%81cia-lopes_2015-Nico-port-e-ingles-Leti%CC%81cia-Lopes.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2022.