-
A Mão Encantada
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1113
Título
A Mão Encantada
Autoria
Ano
2022
Denominação
Dimensões
240 x 420 x 4 cm
Local de produção
Notas descritivas
A obra Mão encantada é uma escultura em tecido, estofada com fibra poliéster e mede 240 x 420 cm.
O formato da mão gigante de Zózimo é o seguinte: ela possui 5 extensos dedos pontiagudos compondo a parte inferior do corpo, enquanto a parte superior é composta por um grande tronco de pelúcia. Sua extremidade superior é concebida por 5 folhas e uma cauda semelhante a de uma sereia, pendida para o lado direito.
Os dedos são produzidos com uma malha de textura áspera, de fundo cinza titânio e estampa composta por pequenos losangos em preto, que se espalham por toda extensão do tecido. Tanto o toque áspero quanto sua estampa em escamas lembram a textura de uma cobra. O tamanho de cada dedo varia de acordo com seu comprimento e circunferência, todos com sua grossura diminuindo até suas pontas. O primeiro dedo da esquerda para direita tem o comprimento de 2,47cm e 33cm de circunferência, diminuindo até a sua ponta. Na sequência, dois dedos medem igualmente 2,47 cm de comprimento, tendo o segundo 27 cm de circunferência e o terceiro 29 cm de circunferência. O quarto mede 2,30 de comprimento e 33 cm de circunferência. O último e maior de todos tem 2,78 de comprimento por 48 de circunferência.
Na parte corpórea que podemos chamar de tronco, notamos um tecido de pelúcia nas cores preto e bege mesclados, de textura muito agradável ao toque, seus pelos se sobressaem em torno de 1 cm de comprimento. Sua medida é de 2,10 x 1,20 x 26 cm.
Na extremidade superior, estão dispostas 5 grandes folhas em tecido de linho. As folhas estão dispostas umas sobre as outras. As duas das pontas tem 62 x 30 cm em cores verde musgo com nervura central em vermelho borgonha. O verde é levemente mesclado com o tom de bege. A próxima, da esquerda para direita mede 78 x 30 cm pintada de verde escuro com suas nervuras em leves linhas em branco tendo seu miolo pontilhado. O verde escuro se mescla com um verde claro próximo às nervuras. A folha central tem 68x30cm, em cores de verde musgo e vermelho borgonha, a próxima tem a mesma medida porém está representada em verde escuro e claro e a última mede 62x30cm, em verde musgo e vermelho borgonha.
Por fim, na parte superior da mão, temos uma cauda semelhante a de uma sereia, representando um rabo de peixe que se pende para o lado direito. Suas medidas são de 2,00 x 7,8 cm diminuindo na ponta, que mede 60 cm de largura. sua espessura é de 2 cm. A superfície é produzida em camadas que reproduzem grandes escamas, em um tecido formado visualmente por pequenos hexágonos que lembram lantejoulas, de cor marrom dourado, que brilha levemente conforme seu movimento e iluminação.
Texto para etiqueta
MICHEL ZÓZIMO
(Santa Maria, RS, 1977)
A mão encantada, 2022
objeto em tecido, 240 x 420 x 4 cm
Doação do artista
Aquisição
Doação artista
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2022, de autoria de Michel Zózimo (Santa Maria, RS, 1977), e intitulada “A mão encantada”. O trabalho foi doado ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), pelo artista, em 2022.
Exposições e prêmios
Exposição: A Mão Encantada e Outros Trabalhos Exemplares, Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6° andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2022.
|Exposição: MACRS +D, Galeria Augusto Meyer, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 3° andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
"Em processo desde 2009, Fluxorama é um projeto no qual Michel Zózimo (Santa Maria, 1977) continua trabalhando e ampliando. Constituído por séries, esta obra foi concebida a partir da ideia de uma personagem central: um cientista que, através de seus experimentos, busca calcular o infinito. É interessante notar, contudo, que essas séries, embora sejam apresentadas em narrativas e ambientes montados, não possuem uma temporalidade definida — um passado recente ou um futuro distante —, e este é, sem dúvida, um dos motivos que tornam este trabalho tão fascinante. Para a realização de seus trabalhos, Zózimo parte de ilustrações de enciclopédias e publicações de viés científico datados entre 1920 e 1970 — segundo o artista, este período se deve não somente às características físicas das imagens, mas também, e principalmente, “à estética da imagem relacionada ao período de sua realização” —, as quais remetem a referências ao campo da arte por meio da articulação com outras áreas do conhecimento. [...] É deste modo, portanto, que a obra de Zózimo cria uma realidade alternativa — o próprio arranjo dos elementos separa o mundo real que conhecemos do proposto pelo artista: o tablado, os pistonetes e as cordas atuam como uma barreira divisória entre a nossa existência concreta e a imaginária, proposta pela ficcionalização artística." (SILVA, 2016, p. 75-85). Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/156761/001015812.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em 19 de outubro de 2022.
|“MACRS recebe exposição de Michel Zózimo”. Disponível em: https://www.matinaljornalismo.com.br/rogerlerina/agenda/macrs-e-aamacrs-apresentam-exposicao-de-michel-zozimo/ . Acesso em 14 de dezembro de 2022.