-
P0RNTECH 2.0
- Voltar
Miniatura
Compartilhe
Número de registro
MAC1911
Título
P0RNTECH 2.0
Autoria
Ano
2019
Denominação
Suporte/Mídia
Duração (minutos)
4'21'
Tamanho do arquivo (kb)
62,5 MB
Texto para etiqueta
JULHA FRANZ
(Porto Alegre, RS, Brasil, 1993)
P0rntech, 2019
Vídeo, 4’21”
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
O vídeo Porntech de Julha Franz faz parte de uma série de fotos e vídeoperformances da artista que problematizam a relação contemporânea das pessoas com a tecnologia. As noções de gênero e de performatividade de gênero também estão implicadas nessa série. As imagens mostram duas figuras humanas que, ao se tocarem, entre sexual e agressivamente, vão se misturando com a própria tecnologia. A ideia de contaminação entre corpos, entre corpos e máquinas, entre quem vê e quem é visto, é central na obra, sugerindo o contágio como um processo inevitável. Nesse sentido, uma das reflexões que podem ser elaboradas a partir de Porntech diz respeito justamente à impossibilidade da noção de pureza, evocada em diversas perspectivas contemporâneas.
Autoria
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2019, de autoria da artista Julha Franz (1993,Porto Alegre/RS), e intitulada “P0rntech”. O trabalho faz parte de uma série de fotos e vídeo performances que retratam a relação contemporânea das pessoas em ambientes virtuais - e problematizam o nível de consumo que elas provocam. Segundo a artista, a obra aborda o questionamento: “Nós usamos a tecnologia ou ela nos usa?”. O vídeo foi doado ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), no dia 22 de junho de 2020, sendo doação da artista.
Exposições e prêmios
- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 2022.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Espaço Incomum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, 2022.
|- 15º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, Cinemateca Capitólio, 2025
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.144. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 10 de maio de 2022.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
"Julha Franz é feminista, lésbica e agressiva, (instagram.com/julhafranz) gera questionamentos através do próprio corpo. É performer, artista visual, DJ e produtora de eventos, e acredita na arte como potência sensível e transformadora na sociedade. Neste vídeo fala um pouco sobre como seu trabalho como performer e drag queer". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K9EIXzl7AE8
|"PORN como símbolo das relações atuais. TECH como a virtualização das relações, do contato. Nós usamos a tecnologia ou ela nos usa? Série de fotos e vídeoperformances que abordam a relação contemporânea das pessoas em ambientes virtuais - e problematizam o nível de consumo que elas provocam". Disponível em: https://franzjulia.tumblr.com/porntech
|Trechos que acabaram não sendo usados em P0RN TECH 2.0. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B6i932eHrBh/
|P0RN TECH 2.0 , videoperformance. Disponível em: https://www.instagram.com/julhafranz/p/Butjh-qnyDJ/