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Sem título
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Miniatura

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Número de registro
MAC0964
Título
Sem título
Autoria
Ano
1988
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
244 x 98,5 cm
Notas descritivas
O desenho em pastel seco e grafite sobre papel colado sobre tela é datado de 1988 e mede 244 x 98,4 cm. Trata-se de um desenho abstrato produzido a partir de movimentos gestuais verticais, visivelmente marcados com força e rapidez, formando uma grande massa pictórica que mescla camadas de preto e cinza. As linhas pretas em pastel ocupam grande parte da superfície. São marcadas na vertical, em fortes movimentos de sobe e desce, fixando bem o pigmento na superfície. Sobreposta ao preto temos uma camada de grafite que confere um tom acinzentado e chapado à imagem. No canto direito do papel é possível ver marcações em pastel branco.
Texto para etiqueta
ELIDA TESSLER
(Porto Alegre, RS, Brasil, 1961)
Sem título, 1988
Pastel seco e grafite sobre tela
244 x 98,5 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 1993
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Este trabalho faz parte de uma série de 12 desenhos em grande formato, cuja origem é a observação de uma escova de cabelos. O conjunto foi apresentado em sua totalidade em 1988, na primeira exposição individual da artista, no MARGS. Esses desenhos expressam uma vertigem em direção ao ponto de tangência entre as noções de visível e sensível, uma escova de cabelos, cujas cerdas guardam a passagem do tempo de uso do objeto. A escala dos desenhos, com mais de 2 metros de altura cada, dimensiona a relação entre a artista e a obra, colocando-a nesse embate com o material. Em um texto publicado no catálogo da exposição, a pesquisadora Icleia Maria Cattani comenta o impacto desses desenhos enquanto um procedimento simultaneamente de observação e de mergulho no próprio gestual de um desenho abstrato. Ela afirma: “Pronto, o grande passo foi dado: do estudo do objeto ao mergulho em seu interior; da documentação da sua forma externa ao registro de suas potencialidades propriamente formais. A escova descabelada, desmontada, destruída - e o desenho, pelo contrário, cada vez mais livre e forte. O prazer de confeccionar o material, o prazer de mergulhar no objeto, implodi-lo; o prazer do fazer, do gesto, da sensualidade dos materiais". (CATTANI, 1988, p. 04-05).
Autoria
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 1988, de autoria da artista pesquisadora Elida Tessler (1961,Porto Alegre/RS), intitulada "Sem título", que faz parte da série “Desenhos”. O trabalho é um desenho em pastel preto, grafite e pastel branco sobre papel colado em tela. A obra, segundo a artista, tem origem na observação diária de sua escova de cabelos, da época. A tela foi apresentada ao público na primeira exposição individual de Tessler, aos 27 anos, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em 1988. A obra foi doada ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) no dia 2 de julho de 1993, sendo doação da artista.
Exposições e prêmios
- Exposição: Desenhos. Salas Negras, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Porto Alegre, RS , 1988.
|- Exposição: MAC, Mostra itinerante. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6° andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 1999.
|- Exposição: Acervo Revisitado. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS , 2003.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS , 2011 - 2012.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Casarão número 6, Pelotas, RS, 2013.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Da Maya Espaço Cultural. Bagé, RS , 2013.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, MAVRS/UPF, Passo Fundo, RS, 2013.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Estação da Cultura, Museu de Arte de Montenegro, Montenegro, RS , 2014.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Museu de Arte de Santa Maria, MASM, Santa Maria, RS, 2014.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. SESC Lajeado, Lajeado, RS , 2014.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 2022.
|- Exposição: Relações de Pesquisa: Acervo MACRS em rede. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 2022.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS, Recorte Corporificações. Galeria Municipal de Arte Gerd Bomheim, Caxias do Sul, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p. 96. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 10 de maio de 2022.
|CARVALHO, Ana [org]. A MEDIDA do gesto: um panorama do acervo do MACRS. Secretaria do Estado da Cultura, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. 64 páginas. Catálogo de exposição.
|CATTANI, Icleia. O fio do cabelo e da meada - Elida Tessler, Desenhos. 1988. p. 04 - 05. Catálogo de exposição. Disponível em: https://dglb26w8rx2ld.cloudfront.net/000_clients/3235031/file/i21319bHkum7SX8l.pdf. Acesso em 10 de maio de 2022.
|GOMES, Paulo; KNAAK, Bianca [org]. Mostra itinerante do MAC. Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Estadual de Artes Visuais, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999, p. 08. Catálogo de exposição.
Eventos relacionados
Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS | Relações de Pesquisa: acervo MACRS em rede
Mídias relacionadas
"Escovas: “Examinando minha escova de cabelos, fiquei fascinada pelo movimento das cerdas…” O impulso ainda é o mesmo: a procura do objeto próximo, do cotidiano, anônimo. Mas o olhar mudou, progressivamente: o que interessa agora é o movimento das linhas e das massas. O foco deslocou-se de um referencial predominantemente afetivo, para outro, basicamente formal. É a fase de transição da não cor. Escovas, escovas e escovas. O objeto é olhado, estudado, manuseado. O gesto que vai se soltando progressivamente. A forma que vai acompanhando a crescente liberdade. Necessidade de entrar “dentro da escova, semelhante a um fio de cabelo…”. Pronto, o grande passo foi dado: do estudo do objeto ao mergulho em seu interior; da documentação da sua forma externa ao registro de suas potencialidades propriamente formais. A escova descabelada, desmontada, destruída - e o desenho, pelo contrário, cada vez mais livre e forte. O prazer de confeccionar o material, o prazer de mergulhar no objeto, implodi-lo; o prazer do fazer, do gesto, da sensualidade dos materiais (pastel preto, grafite e, em alguns trabalhos, purpurina preta)". (CATTANI, 1988, p. 04-05). Disponível em: https://dglb26w8rx2ld.cloudfront.net/000_clients/3235031/file/i21319bHkum7SX8l.pdf. Acesso em 10 de maio de 2022.
|"Série de 12 desenhos em pastel preto, grafite e pastel branco sobre papel colado em tela. O conjunto de trabalhos tem a mesma origem: a observação diária de uma escova de cabelos. Essa série foi apresentada na primeira exposição individual da artista realizada nas Salas Negras do MARGS, Porto Alegre/RS, em 1988". (TESSLER, 1988, doc.eletr). Disponível em: https://www.elidatessler.site/desenhos. Acesso em 10 de maio de 2022.
|"O Torreão, espaço criado para ser ateliê dos artistas, Elida Tessler e Jailton Moreira, mas que possuía outra função: pensar a arte contemporânea em todas as suas manifestações, criando diálogos, debates e exposições. O Torreão atuou por 16 anos, de 1993 a 2009, e constituiu-se num importante lugar para a arte, trazendo artistas expressivos do cenário regional, nacional e internacional. Como iniciativa coletiva de artistas, destacou-se por ter um posicionamento capaz de questionar as instâncias institucionais e abrir possibilidades para apresentar a arte de maneiras instigantes, destacando as intervenções realizadas no espaço denominado Torre. Ofereceu cursos sob a orientação de Jailton Moreira e se impôs no cenário nacional, influenciando outros coletivos de artistas. No período inicial de suas atividades, dialogou com MAC/RS e foi um espaço que contribuiu para a renovação do sistema de artes local". (MACHADO, 2011, p. 09-10). Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/5200/MACHADO%2C%20ANA%20MERI%20%20ZAVADIL.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 10 de maio de 2022.
|"Em 1987 comprei minha primeira câmera de vídeo. Além de documentar meus trabalhos, registrava as exposições de alguns amigos pelo prazer do convívio e para anotar as coisas que me interessavam no momento. Ao gravar esses vídeos, estabelecia uma conversação sobre as razões de suas realizações. Eram registros absurdamente amadores, sem qualquer perspectiva de edição, filmados linearmente, sem direito a ponderações ou regressos. Assim, numa manhã fria de 1988, estava junto de grandes desenhos em pastel preto, nas Salas Negras do MARGS, conversando e gravando a primeira individual de Elida Tessler. Eram desenhos em que grafismos explosivos percorriam as superfícies dos papéis colados nos tecidos de algodão esticados sobre bastidores.Trajetos indicando tensões dinâmicas abstratas. Seria difícil e desnecessário adivinhar que a origem daqueles chumaços de linhas concentradas derivava de desenhos de formação quando a artista havia escolhido um objeto muito pessoal para conviver, contemplar e estudar: a sua escova de cabelos. Para quem não a conhece, Elida desde sempre exibe uma volumosa cabeleira ruiva. Na última cena filmada naquele dia, ela se encontra no terraço do museu, olhando a cidade. Zoom entra lentamente em direção aos cabelos iluminados pela luz a pino. O cobre vira ouro. Fade out. Comentário de Jailton Moreira, 2013". (MOREIRA, 2013, p. 63). Disponível em: http://iberecamargo.org.br/wp-content/uploads/2018/10/catalogo_elida-tessler-gramatica-intuitiva.pdf. Acesso em 10 de maio de 2022.
|"Desde o início de sua trajetória artística, quando, aos vinte e sete anos, fez sua primeira exposição individual, intitulada Desenhos, Elida já anunciava seu interesse pelo tempo, por fixar a passagem inevitável do tempo, segurar as cerdas da escova de cabelos com as mãos sujas de preto (gesto que dá corpo aos quadros de Desenhos), criar um tempo de pausa, observação, demorar-se – que é, também, fruto de um exercício de lentidão, do - saber deixar passar o tempo-" (BOSI, 2019, p. 336). Disponível em: https://sistema.atenaeditora.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/22899. Acesso em 10 de maio de 2022.
|"A Medida do Gesto apresentou obras de 29 artistas do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, em uma parceria com alunos e professores do Departamento de Artes Visuais da UFRGS". Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/118422. Acesso em 10 de maio de 2022.
|“Com a estratégia de rotatividade das obras expostas, as substituições geram recombinações que procuram propor novos diálogos e chaves de compreensão, oferecendo ao público uma exposição sempre viva e dinâmica, que aposta na experiência mais do que nos discursos, e na descoberta mais do que nas verdades. Agora, com a ocupação do 1º andar expositivo do MARGS, ‘Acervo em movimento’ sela um reencontro simbólico, pois foi neste mesmo espaço que o programa estreou, marcando o início da gestão 2019-2022. Desde então, passou a circular pelo Museu, ocupando diferentes salas e galerias, sempre como uma exposição de acervo de longa duração, porém com rotatividade de obras. E sempre com o mesmo compromisso e responsabilidade: implementar uma política de exibição permanente dedicada à apresentação pública do acervo do MARGS”. (DALCOL, 2022, doc.eletr). Disponível em: https://www.margs.rs.gov.br/midia/acervo-em-movimento-aquisicoes-2019-2022/. Acesso em 21 de dezembro de 2022.